Exame VDRL: para que serve

O exame VDRL é uma análise sanguínea destinada ao diagnóstico da sífilis. Seu nome é a sigla de 'Venereal Disease Research Laboratory' que, em tradução livre do inglês, significa Teste Laboratorial de Doença Venérea.


Para que serve o exame VDRL

O exame VDRL tem como objetivo realizar o diagnóstico da sífilis. Ele aponta apenas a presença desta enfermidade e não é eficaz para a identificação de outras doenças sexualmente transmissíveis. Ele também é indicado para pessoas que estão em tratamento da doença (como forma de medir a evolução e o sucesso da terapia) e para gestantes, já que a sífilis pode ser passada de mãe para filho com graves consequências para o bebê.

Como é feito o exame VDRL

O exame VDRL é feito por meio de um exame de sangue simples realizado em clínicas ou laboratórios habilitados. Em geral, recomenda-se um jejum de quatro horas antes do teste, mas a medida não é obrigatória. A maioria dos laboratórios pede sete dias de espera para a divulgação do resultado.

Resultados do exame VDRL

O resultado do exame VDRL pode ser negativo ou positivo. No primeiro caso, significa que o paciente jamais teve contato com a sífilis ou, em ocasiões bastante raras, que o tratamento teve eficácia completa. Já o resultado positivo indica a presença de sífilis. No entanto, é possível ocorrer o chamado falso positivo, isto é, o paciente não tem a doença, mas a análise é positiva. Isso ocorre pois pacientes com doenças como hanseníase, tuberculose e hepatite podem obter um VDRL positivo. Por conta disso, o diagnóstico da sífilis deve ser sempre confirmado por uma contraprova após resultado inicial positivo.

Foto: © harmpeti - Shutterstock.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 10 de março de 2017 às 07:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Exame VDRL: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Transmissão da Aids: formas de contágio
Pílula anticoncepcional e emagrecimento