Fratura no nariz: causas, sintomas e tratamento

Considerada a mais comum das fraturas faciais, a fratura do nariz nem sempre necessita de intervenção cirúrgica. Veja a seguir as causas, sintomas e formas de tratamento deste problema.

Causas da fratura do nariz

Um nariz quebrado é o resultado de traumatismo, como choque frontal ou lateral, decorrente de lesão, queda, acidente ou agressão. As fraturas de nariz ocorrem geralmente em pessoas que praticam esportes de contato, como futebol, rugby, boxe e outras lutas, por exemplo.

Sintomas da fratura do nariz

Uma fratura do nariz apresenta geralmente consequências estéticas e funcionais. Os sinais mais comumente observados são dor, edema, sangramento e deformação do nariz devido ao deslocamento dos ossos. Se tiver ocorrido deslocamento do septo nasal, pode haver também dificuldade para respirar.

Raio X de fratura no nariz

Um exame clínico permite diagnosticar a fratura. Uma radiografia craniofacial pode ser necessária para detectar o tipo de fratura - avaliar se é uma fratura mais simples ou complexa. Neste último caso, a fratura pode ter atingido também outros ossos.

Tratamento da fratura do nariz

Confirmada a fratura no nariz, a cirurgia não é necessariamente obrigatória. Fraturas de nariz que causam dificuldades respiratórias são as únicas que precisam de uma operação. Muitas vezes, uma fratura de nariz agrava ou faz o paciente desenvolver desvio de septo.

Cirurgia de nariz quebrado

A cirurgia é geralmente realizada 10 a 15 dias após o trauma. O tempo é necessário para esperar que o edema se reduza, de forma a permitir que o cirurgião analise melhor o aspecto do nariz. A operação consiste em reduzir a fratura do nariz por vias naturais. Para corrigir a fratura, podem ser usadas formas de contenção, como pontos na parte interna do nariz e gesso. Os pontos são removidos cinco dias após a cirurgia. É preciso esperar sete dias para retirar o gesso.

Recuperação da cirurgia de nariz quebrado

Após a cirurgia, é possível sentir dores e observar a aparição de hematomas. Estes sinais geralmente desaparecem depois de alguns dias. A dor pode ser aliviada por meio de analgésicos. É prescrita por uma semana a lavagem do nariz com soro fisiológico. Uma segunda intervenção é possível se o nariz tiver uma aparência desagradável após a operação. Neste caso, uma rinoplastia é realizada, mas apenas a pedido do paciente e depois da consolidação dos ossos (seis meses, no mínimo).

Foto: © lightwavemedia - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fratura no nariz: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade