Fratura do escafoide


Definição

uma fatura do escafoide tarsiano afeta o osso da parte interna do pé. O escafoide tarsiano, chamado na nova nomenclatura de osso navicular, se articula com diversos outros ossos do tarso. Submetido a diversos problemas para caminhar, correr ou saltar, o escafoide é mais exposto nos esportistas como os atletas (saltadores de altura, corredores). De qualquer forma, a fratura do escafoide do pé é relativamente rara: trata-se geralmente de uma fratura chamada de fadiga, fraturas surgindo durante esforços intensos e repetitivos.

Manifestações

em caso de fratura do escafoide do pé, o paciente sente uma dor na planta do pé, principalmente durante esforços, e tem dificuldade de mexer seu pé. É igualmente difícil ou até impossível se apoiar sobre o pé fraturado. Uma hematoma além de um edema, ou seja, um inchaço da área machucada, podendo ser visível em caso de fratura brutal. Uma deformação pode ser constada em alguns casos.

Diagnóstico

o diagnóstico de uma fratura do escafoide do pé ou fratura do osso navicular se baseiam sobre a presença de sinais clínicos citado acima em um contexto de traumatismo ou solicitações importantes do pé afetado. Um exame radiológico, às vezes scanner, um IRM ou até uma cintilografia confirmam a fratura do escafoide tarsiano.

Tratamento

o tratamento de uma fratura do escafoide do pé sem deslocamento das superfícies ósseas se baseiam sobre uma imobilização pela colocação de gesso. A intervenção cirúrgica é reservada aos pacientes vítimas de um deslocamento ósseo importante. Neste caso, o pé é imobilizado mecanicamente e a colocação de pinos e parafusos é obrigatório. O paciente é colocado de repouso durante diversas semanas com a orientação se não se apoiar sobre o pé operado. Para a retomada da caminhada, o uso de bengalas é essencial assim como uma reeducação com um fisioterapeuta. Nos casos mais graves, o tratamento se baseia sobre uma artrodese com transplante ósseo.

Prevenção

o único meio preventivo da fratura do escafoide tarsiano é contestado e esse seria o uso de palmilhas específicas nos grandes esportistas expostos a esse tipo de fratura de fadiga, capáveis de sustentar a arcada interna do pé.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Fratura do escafoide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fístula anal
Fadiga intensa