Bilirrubina - Definição


Definição de bilirrubina

A bilirrubina é proveniente da degradação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos no baço. É um pigmento amarelo que dá a coloração da urina. Ela circula no sangue ligada à albumina, depois é captada no fígado e é excretada na bile. A icterícia dá à pele uma cor amarelada e é causada por acúmulo de bilirrubina no sangue. Uma taxa muito elevada ou aumento repentina de bilirrubina no sangue pode ser causada por destruição anormal dos glóbulos vermelhos, hepatite ou cirrose hepática. A bilirrubina existe principalmente sob duas formas: a bilirrubina dita livre, que é tóxica e é transformada pelo fígado em bilirrubina dita conjugada, que será depois eliminada nos materiais fecais e urinários.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de fevereiro de 2018 às 14:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Bilirrubina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Necessidade energética - Definição
Bactéria patogênica - Definição