Doença de Crohn: sintomas e tratamento

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica sobre uma ou mais partes do tubo digestivo. Ela se caracteriza pela alternância de períodos ativos e de remissão. A doença afeta principalmente jovens adultas de 20 a 40 anos, mas também há casos entre homens.

Causas da doença de Crohn

A doença de Crohn ainda não possui causas definidas, mas alguns fatores estão vinculados à aparição desta doença, tais como predisposição genética, fatores ambientais e distúrbios do sistema imunológico. O tabagismo é outro fator de risco e eleva em 50% as probabilidades de se desenvolver a doença de Crohn.

Sintomas da doença de Crohn

O sintoma característico da doença de Crohn é a inflamação de regiões do tubo digestivo, principalmente a zona que liga o intestino delgado do grosso. Além disso, outras manifestações da doença de Crohn são dor abdominal, perda de peso e diarreia crônica com ou sem sangue. Há também uma série de sintomas secundários e variam de pessoa para pessoa, como lesões cutâneas (aftas e eritemas), dor reumática, problemas hepáticos e oculares e anemia. Vale lembrar, por fim, que os sintomas da doença de Crohn passam por alternância entre períodos ativos e de remissão da doença.

Complicações da doença de Crohn

Entre as complicações possíveis da doença de Crohn estão atraso no crescimento da criança, em caso de ocorrência da doença ainda durante o desenvolvimento do menor, carência de nutrientes como o ferro, risco maior de aborto espontâneo e de tipos intestinais de câncer.

Diagnóstico da doença de Crohn

A realização de exames clínicos, sanguíneos e a análise do histórico do paciente ajudam na definição do diagnóstico da doença de Crohn. Porém, sua confirmação só pode ser feita por meio de exames de imagem, como a endoscopia, que avaliam as regiões afetadas pelo problema.

Tratamento da doença de Crohn

O tratamento da doença de Crohn se baseia no uso de mesalazina, substância que atua contra a inflamação intestinal. Além disso, o médico especialista pode prescrever corticoides e antibióticos para o paciente. Remédios como analgésicos e antiespasmódicos podem ser utilizados ocasionalmente para controle dos sintomas.

Cirurgia para doença de Crohn

O tratamento cirúrgico da doença de Crohn é proposto em caso de evolução ou complicação da doença e falta de eficácia do tratamento medicamentoso. A cirurgia consiste na ablação das zonas afetadas do intestino, retirada das lesões inflamatórias e reparação das obstruções com tratamento da peritonite.

Alimentação e doença de Crohn

Outro fator muito importante no tratamento da doença de Crohn é a alimentação do paciente. O fundamental é reduzir ou cortar o consumo de alimentos que irritem a mucosa intestinal, como leguminosas (feijão, lentilha), algumas frutas (mamão, pera e laranja, por exemplo), cereais integrais, café, chocolate, produtos industrializados e frituras.

Doença de Crohn pode matar

A doença de Crohn pode levar o paciente à morte em caso de não observação das recomendações médicas para o tratamento ou em caso de ausência de tratamento por parte do paciente.

Doença de Crohn tem cura

A doença de Crohn não tem cura, pois é uma condição crônica. No entanto, um tratamento bem feito combinado com mudanças de hábitos de vida como adaptação da alimentação e interrupção do tabagismo podem garantir uma vida dentro da normalidade para o paciente e estender os períodos de remissão da doença.

Foto: © absolutimages - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Doença de Crohn: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade