Trombose: causas, sintomas e tratamento

A trombose venosa profunda é uma doença provocada pela formação de coágulo (trombo) em veias profundas. O mais comum é que o coágulo surja na panturrilha, mas há possibilidade de formação nas coxas e, mais raramente, nos braços. O grande perigo da trombose venosa profunda é sua complicação para a embolia pulmonar.

Causas da trombose

A causa mais comum de ocorrência de uma trombose é a imobilidade do membro durante muito tempo. Isso ocorre, por exemplo, durante uma longa viagem de avião ou ônibus ou em um pós-operatório que obriga o paciente a permanecer muitos dias de cama. Problemas de coagulação sanguínea também podem desencadear quadros de trombose venosa profunda.

Sintomas da trombose

O sintoma característico da trombose é a formação de edema, com sensação de ardência e vermelhidão na região onde o trombo está localizado. Em condições mais avançadas, a pele na parte do corpo com o coágulo também pode se tornar mais escura que o normal.

Fatores de risco da trombose

Pessoas obesas, com mais de 40 anos, com histórico de insuficiência cardíaca e tabagistas têm maior risco de desenvolver uma trombose. A gravidez ou o uso de anticoncepcionais também elevam o perigo entre as mulheres.

Prevenção da trombose

A melhor forma de se prevenir da trombose é evitando longos período sem se movimentar. Em aviões, é importante levantar em algumas ocasiões e auxiliar a circulação nas pernas com exercícios como o levantamento simultâneo dos calcanhares. Faça cerca de 20 repetições a cada hora, principalmente pessoas nos grupos de risco da doença.

Como tratar a trombose nas pernas

O tratamento da trombose consiste em evitar e combater a formação dos coágulos. Para isso, o mais comum é a prescrição por um médico de medicamentos anticoagulantes. O diagnóstico precoce é muito importante na trombose para evitar o surgimento de embolia pulmonar.

Tratamento natural da trombose nas pernas

Alguns alimentos melhoram a circulação sanguínea e auxiliam na recuperação de pacientes com trombose. Recomenda-se, por exemplo, a ingestão de gengibre, alecrim e chá de ginkgo biloba. Esses produtos, no entanto, não devem ser consumidos em excesso nem substituem o tratamento convencional, que deve ser seguido conforme prescrição médica.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar é uma condição de múltiplas causas, mas a principal delas é a formação de coágulos de sangue nas artérias do pulmão, bloqueando a passagem de ar. Em geral, esses coágulos são provenientes das veias profundas das pernas e decorrência de um quadro de trombose venosa profunda. O sintoma principal da embolia pulmonar é dor forte na região central do tórax e que piora em respirações profundas, tosse ou ao se curvar.

Trombose na cabeça

Além do quadro clássico de formação de trombos nas pernas, o mesmo pode ocorrer na cabeça, quando recebe o nome de trombose cerebral. Essa condição é uma forma de acidente vascular cerebral, onde o coágulo entope uma das artérias cerebrais, o que pode levar à morte ou deixar o paciente com sequelas graves. Nesses casos, o tratamento deve ser urgente e baseado em injeções de anticoagulantes. Pessoas com obesidade, hipertensão, colesterol alto ou que consomem álcool em excesso têm maiores riscos de desenvolver trombose cerebral.

Trombose pode matar

Sim, a trombose pode levar o paciente à morte nos casos em que o paciente desenvolve uma embolia pulmonar e não realiza tratamento adequado e rápido para a condição. Por conta disso, o mais importante é procurar um médico tão logo surjam os primeiros sinais de trombose nas pernas, o que reduz o risco de embolia.

Trombose tem cura

A trombose é uma doença que tem cura, mesmo quando se complica em embolia pulmonar. No entanto, o tratamento da doença pode combater o coágulo formado, mas não previne sua reincidência. Para isso, é necessário manter-se ativo, não fumar e movimentar-se durante períodos de inatividade como formar de prevenir a formação de novos trombos.

Foto: © TRAIMAK - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Trombose: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade