Existe cura para a dengue?

A dengue é uma doença causada por um vírus e é apontada como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais, ela ainda não tem cura porque não existem vacinas capazes de preveni-la, mas, em 95% dos casos de dengue, os pacientes se recuperam bem.

Medicamentos para aliviar os sintomas de dengue

O remédio mais eficaz contra as dores provocadas pela dengue é o paracetamol, que não interfere na coagulação do sangue e não aumenta o risco de hemorragia. Por outro lado, o ácido acetilsalicílico e a dipirona devem ser evitados em caso de dengue.

Dengue tem cura

A resposta é não, pois não há tratamento específico que combata o agente causador da doença. Ainda não há vacinas para a dengue, já que os quatro sorotipos diferentes do vírus dificultam a criação de um medicamento preventivo. Porém, com a ingestão de muita água e repouso é possível se recuperar bem da dengue clássica.

Sintomas da dengue

A dengue pode ser confundida com uma simples gripe, causando dores de cabeça, no corpo e febre alta. Para quem já teve dengue uma vez, os sintomas podem acompanhar a dengue hemorrágica, que é letal em alguns casos e requer cuidados médicos urgentes.

Tratamento da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica deve ser tratada com o uso de soro diretamente na veia e medicamentos para interromper a hemorragia e aumentar as plaquetas. Exames de sangue devem ser repetidos inicialmente de 15 em 15 minutos para verificar a condição do paciente, que, normalmente, recebe alta 48 horas após o fim da febre.

Complicações da dengue

Em alguns casos, a dengue pode danificar o fígado, causando hepatite. Se a situação evoluir, pode ser necessário até um transplante de fígado.

Foto: © phichak - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Existe cura para a dengue?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade