Paracetamol: posologia e efeitos colaterais

O paracetamol é um analgésico e antitérmico. Ele também é comercializado sob o nome Acetaminofeno ou Tylenol e pode ser encontrado tanto em comprimidos quanto em suspensão oral e gotas, nas versões de 500 ou 750 mg.

Para que serve

O paracetamol é utilizado para combater quaisquer tipos de dores moderadas. Nos adultos, é comum a indicação desse medicamento para dores no pós-operatório, reumáticas, lombalgia, dor ciática, torcicolo, nevralgia, dor na lombar, dor muscular, cólicas menstruais, dor de dente e de cabeça. Por ser também antitérmico, é prescrito no combate a febres.

Tempo de ação do paracetamol

O tempo de absorção desse medicamento pelo corpo varia entre 30 a 60 minutos, dependendo da dosagem e da reação de cada pessoa a remédios desse tipo.

Efeitos colaterais do paracetamol

Pessoas com doenças graves no fígado ou alergias ao princípio ativo do paracetamol não devem ingerir esse medicamento. Em casos de problemas renais, de alcoolismo, desnutrição ou desidratação é melhor consultar um médico antes de ingerir esse remédio.

Paracetamol na gestação e aleitamento

Esse medicamento pode ser ingerido durante a gestação e o aleitamento, porém deve-se prestar atenção à dosagem ideal.

Dosagem de paracetamol

Atualmente, são comercializadas doses de 500, 600 ou 1000 mg de paracetamol, que podem ser dadas a adultos ou crianças de acordo com seu peso. Existem medicamentos com paracetamol no formato de compressas, pílulas, gotas ou pastilhas efervescentes. Para um adulto, a dose máxima de paracetamol por dia é de dois comprimidos de 500 mg diários, em caso de dores muito fortes.

Paracetamol em gotas

Adultos e crianças acima de 12 anos devem utilizar de 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, com intervalos de 4 a 6 horas. Importante: não exceder 5 administrações por dia.

Nas crianças, deve-se medir 1 gota de paracetamol por kg de peso. Se, por exemplo, uma criança pesa 15 kg, deve receber uma dose de 15 gotas e assim por diante - até chegar ao limite de 35 gotas por dose.

Paracetamol em comprimidos

Adultos e crianças de 12 anos ou mais devem tomar entre 500 e 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não se deve, porém, exceder o total de 4 g em 24 horas.

O paracetamol 500 mg pode ser ingerido de 3 a 4 vezes ao dia. Não se deve, porém, exceder 8 comprimidos em doses fracionadas, num período de 24 horas.

A versão de 750 mg de Paracetamol deve ser ingerida no formato de 1 comprimido, de 3 a 5 vezes ao dia. Não devem ser excedidos 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas. O paracetamol de 750 mg não pode ser partido ou mastigado.

Importante: antes de ingerir qualquer medicamento é fundamental consultar-se com um médico e seguir suas recomendações.

Composição

A versão de 750 mg de paracetamol é composta por 750 mg de paracetamol e excipientes (hidroximetilpropilcelulose, polietilenoglicol, crospovidona, dióxido de silídio coloidal, estearato de magnésio).

Cada ml (15 gotas) da solução oral contém 200 mg de paracetamol e veículo (metabissulfito de sódio, ciclamato de sódio, sacarina sódica di-hidratada, corante amarelo crepúsculo, benzoato de sódio, ácido cítrico, aroma de caramelo, macrogol e água deionizada).

Na suspensão oral, são encontrados 100 mg de paracetamol e veículo (ácido cítrico, aroma de cereja, aroma de morango, benzoato de sódio, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, ciclamato de sódio, corante vermelho de ponceau, xarope de frutose de milho, glicerol, goma xantana, sorbitol, sucralose, água deionizada).

Foto: © Portogas D Ace - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Paracetamol: posologia e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.