Doença de Kienböck - Definição


Definição de doença de Kienböck

A doença de Kienböck é uma necrose de um osso carpo do punho, o osso semilunar. O punho contém oito ossos irrigados por pequenas artérias. A osteonecrose acontece quando uma das arteríolas é bloqueada ou tem seu calibre diminuído por um fenômeno de compressão. O sangue não nutre mais o osso e o tecido ósseo que não é alimentado de oxigênio e nutrientes, morre.

Os sintomas são dores no punho na ausência de traumatismo, um retesamento e uma perda de força, constatada principalmente em um aperto de mão. Radiografia do punho e cintilografia podem ser realizados. O tratamento da doença de Kienböck é cirúrgico.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de fevereiro de 2018 às 13:51 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Doença de Kienböck - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença de Horton - Definição
Doença de Scheuermann - Definição