a doença de Still é uma doença rara que afeta principalmente a criança, mas não poupa o adulto. Trata-se de uma forma generalizada de artrite reumatóide juvenil. É uma doença inflamatória crônica cuja origem continua desconhecida. Ela afeta mais frequentemente as meninas e o início surge geralmente antes dos cinco anos. Essa patologia evolui em surtos de diversas semanas ou meses intercalados de períodos sem nenhum sintoma.
os principais sintomas de artrite reumatóide juvenil são articulações dolorosas e inflamadas, afetando principalmente as grandes articulações como os joelhos ou as extremidades dos membros, mãos e pés.
A doença de Still associa além disso:
os sinais clínicos e a idade de surgimento permitem iniciar o diagnóstico. Exames complementares são realizados para confirmar. Um exame de sangue coloca em evidência uma síndrome inflamatória com aumento de um marcador chamado taxa de sedimentação e uma taxa de neutrófilos neutrófilos, subcategoria dos glóbulos brancos, muito aumentados.
não existe ainda tratamento pré-definido da doença de Still. O tratamento atual de apoia sobre anti-inflamatórios, em particular a aspirina e corticoides. Outros tratamentos como o metotrexato, utilizado na poliartrite reumatoide são às vezes prescritos.