Doença de Waldenström

Faça uma pergunta

Definição

a doença de Waldenstorm é doença rara que afeta a medula óssea, o lugar onde são produzidas todas as células do sangue. É uma proliferação anormal por excesso de secreção por plasmocitoses de uma imunoglobulina sanguínea, uma proteína tendo um papel na defesa do organismo. Ela não é contagiosa nem hereditária e afeta os adultos com mais de 50 anos, com três quartos das pessoas sendo do sexo masculino. A origem da doença de Waldenström é ainda desconhecida, mas alguns pesquisadores desenvolvem a tese genética combinada a algumas infecções. A evolução desta doença é lenta, mas geralmente mortal.

Manifestações

a doença de Waldenström se manifesta por:
  • Problemas de coagulação sanguínea, pois o sangue é espesso e viscoso pela presença em excesso desta proteína;
  • Uma tendência a sangramentos;
  • Um aumento do volume do fígado (hepatomegalia) e do baço (esplenomegalia) e de gânglios (adenomegalias ou adenopatias);
  • Raramente transtornos da sensibilidade por afetação dos nervos;
  • Uma fadiga ligada a uma anemia, diminuição da taxa de hemoglobina no sangue.

Diagnóstico

o diagnóstico da doença de Waldenström suspeitado pelos sinais clínicos é reforçada por testes laboratoriais em amostra sanguínea. Uma eletroforese das proteínas que permite separar as proteínas do sangue coloca em evidência um aumento isolado da imunoglobulina. A punção da medula óssea e seu estudo por mielograma serve para mostrar a multiplicação de algumas células, de linfócitos e plasmócitos. Em caso de confirmação diagnóstica, outros exames serão realizados para avaliar a retenção e o estágio evolutivo da doença.

Tratamento

a doença de Waldenström se trata com a ajuda de medicamentos, onde os mais utilizados são os análogos das purinas. Os sintomas serão tratados simultaneamente. São recolhidos também o plasma do paciente para remover uma parte das proteínas em excesso: fala-se de plasmaferese.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Doença de Waldenström', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.