a síndrome de Widal é uma crise de asma que surge após o consumo de aspirina. Ela afeta principalmente os adultos, preferencialmente sujeitos à asma e começa com sinais de rinosinusites frequentes. Uma vez diagnosticada, falamos de doença de Widal. A aspirina como molécula parece ser o agente causador. Existem no entanto, outras moléculas que causariam o mesmo problema, às ações anti-inflamatórias tais como o fenoprofeno, o ibuprofeno, o naproxeno e o propoxifeno.
a doença de Widal se manifesta em forma de uma crise de asma que ocorre dentro de duas horas após o consumo de aspirina ou de uma molécula relacionada. Encontramos os seguintes sintomas:
Outros sinais clínicos em doença da linha de Widal são:
para diagnosticar a doença de Widal, o surgimento de crises de asma após o consumo de aspirina é suficiente. Além disso, um exames dos seios da face e das vias respiratórias para procurar pólipos pode ser realizado, e depois em caso de dúvida, um teste de provocação oral sob acompanhamento médico, dando ao paciente doses crescentes de aspirina poderá ser efetuado. Em paralelo, testes de avaliação das funções respiratórias agrupadas sob o termo explorações funcionais respiratórias" ou EFR para avaliar a gravidade da doença poderão ser feitos.
o tratamento da doença de Widal se baseia essencialmente na utilização de corticoides