Doença de Berger - Definição

Definição de doença de Berger

A doença de Berger, também chamada de nefropatia da imunoglobulina A, é uma doença autoimune rara que afeta os rins. A doença se instala na parte do rim que filtra os dejetos, o glomérulo. Ela é geralmente descoberta em jovens adultos após micção de urina vermelha. Os sintomas principais da doença de Berger são hematúria e, às vezes, dores lombares.

Um teste de urina irá confirmar a hematúria e geralmente confirma também a presença de proteínas na urina. Uma biópsia renal pode fechar o diagnóstico mas não costuma ser necessária. A doença de Berger pode evoluir para insuficiência renal severa e causar morte na falta de um transplante. Não existe tratamento para a doença de Berger, mas terapias protetoras do rim permitem o controle parcial da evolução da doença.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doença de Berger - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade