Doença de Horton - Definição

Definição de doença de Horton

A doença de Horton é um problema inflamatório dos vasos sanguíneos, mais comum em pessoas acima de 50 anos. A inflamação se localiza nos ramos da artéria carótida externa, especialmente a artéria temporal. Os sintomas mais comuns são febre moderada, perda de peso, fadiga, dor de cabeça severa em uma das regiões da têmpora, dor para mastigar e sensibilidade exagerada no couro cabeludo.

Por vezes, a área das artérias temporais fica quente e vermelha com queda dos pelos. A doença de Horton pode causar cegueira em casos avançados. Um exame de sangue mostrará inflamação importante na região. Em caso de dúvida, biópsia da artéria temporal pode ser feita, O tratamento consiste em corticoides em doses decrescentes.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doença de Horton - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade