Muitas vezes confundida com herpes labial, a inflamação em uma ou ambas as extremidades da boca é chamada de queilite angular ou popularmente de boqueira. É uma espécie de ferida localizada no canto dos lábios e que causa ressecamento, rachaduras e lesões avermelhadas. Estas feridas se desenvolvem na superfície dos lábios e não se propagam. No entanto, uma vez que se desenvolva uma queilite angular de um lado da boca, é melhor evitar tocar ambos os lados da boca com o mesmo dedo, batom ou qualquer outro objeto.
As principais causas da queilite angular são a carência de minerais (como ferro, zinco e vitamina B2), falta de higiene adequada, idade, doença celíaca, próteses dentárias mal ajustadas e desnutrição. A queilite angular pode ser causada por uma infecção por fungos ou bactérias.
O primeiro sintoma da queilite angular é o aparecimento de rachaduras nos lábios. As feridas podem fazer com que os lábios inchem e rachem, o que torna difícil ao paciente sorrir, comer ou fazer outros movimentos com a boca. Em seguida, a doença evolui para um quadro de desconforto e acúmulo de pele morta em um ou ambos os cantos da boca.
Para o tratamento da queilite, é necessário o uso de creme antifúngico, pomada antibacteriana ou álcool. O produto deve ser passado nos cantos da boca de quatro a seis vezes por dia. Depois, aplica-se vaselina para proteger a região de saliva ou umidade. As lesões devem desaparecer de quatro a sete dias. Se o médico determinar que a queilite angular é resultado de infecção bacteriana é necessário uso de pomada bactericida e álcool para limpeza. Limpa-se os lábios com álcool e cobre-se com a pomada. Este tratamento deve eliminar a condição em dois dias.
É importante não passar a língua nos cantos da boca e não usar hidratante labial pois a queilite angular não é uma condição causada pela pele seca, apesar das rachaduras típicas. Além delas, a queilite angular de origem fúngica é acompanhada de ardor e coceira. A umidade cria ambiente propício para a proliferação do fungo Candida albicans de modo que o contato com saliva e hidratantes deve ser evitado.
Quando há uma causa subjacente ao quadro de queilite angular, como uma infecção, esta também deve ser tratada. Uma pessoa pode estar propensa a infecção bacteriana devido a uma deficiência de vitaminas ou incapacidade de absorver os nutrientes dos alimentos, ocasionada por cirurgia bariátrica ou doença celíaca, por exemplo. É recomendável complementar a dieta comendo mais vegetais e folhas verdes. Em caso de tendência a infecções por C. albicans deve-se evitar alimentos com fermento e açúcar. Reduzir o estresse também vai ajudar a prevenir a queilite já que ele enfraquece o sistema imunológico, reduzindo a capacidade do organismo de combater infecções.
Foto: © stylephotographs - 123RF.com