Angina - Definição

Faça uma pergunta

Definição de angina

A angina é um problema do coração que está ligado a um desequilíbrio do consumo de oxigênio em relação às necessidades que estão na origem de um problema no coração. A angina em geral ocorre pela obstrução das artérias coronárias ou por uma diminuição do fluxo sanguíneo.


Nos primeiros estágios, uma dor aparece apenas quando é realizado um esforço no peito sob a forma de sensação de aperto que termina quando o esforço é parado. Se as obstruções das coronárias se intensificam, os sintomas podem aparecer mesmo durante períodos de descanso.


A angina pode ser um sinal que antecede um infarto do miocárdio. Os fatores de risco são idade avançada, sobrepeso, tabagismo, diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial. Os tratamentos para a angina podem ser inicialmente feitos com medicamentos, porém, em estágios avançados, a angioplastia ou ponte de safena se tornam indispensáveis.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também