Angina - Definição


Definição de angina

A angina é um problema do coração que está ligado a um desequilíbrio do consumo de oxigênio em relação às necessidades que estão na origem de um problema no coração. A angina em geral ocorre pela obstrução das artérias coronárias ou por uma diminuição do fluxo sanguíneo.

Nos primeiros estágios, uma dor aparece apenas quando é realizado um esforço no peito sob a forma de sensação de aperto que termina quando o esforço é parado. Se as obstruções das coronárias se intensificam, os sintomas podem aparecer mesmo durante períodos de descanso.

A angina pode ser um sinal que antecede um infarto do miocárdio. Os fatores de risco são idade avançada, sobrepeso, tabagismo, diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial. Os tratamentos para a angina podem ser inicialmente feitos com medicamentos, porém, em estágios avançados, a angioplastia ou ponte de safena se tornam indispensáveis.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 2 de fevereiro de 2018 às 16:14 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Angina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Anestesia geral - Definição
Anisocitose - Definição