Oxiúros


Definição

os oxiúros são parasitas do aparelho digestivo que parecem com vermes, como fios brancos. Eles medem até 1 centímetro. Eles são muito comuns nos países de regiões temperadas, e afetam principalmente as crianças, as pessoas de idade e as pessoas sofrendo de transtornos psiquiátricos. Eles penetram no aparelho digestivo através de alimentos e principalmente unhas contaminadas pelos ovos dos oxiúros. Uma vez ingeridos, os adultos colonizam no aparelho digestivo, e as fêmeas colocam os ovos perto do ânus. Isso favorece a autoinfestação principalmente nas crianças, que colocam comumente seus dedos na boca.

Manifestações

os principais sintomas da oxiurose (doença causada pelos oxiúros) são as coceiras (prurido) no ânus, principalmente à noite ou durante o sono. Se coçando, a pessoa corre o risco de levar os ovos do parasita para as unhas e em seguida contaminar seu entorno ou as ingerir novamente. Nas crianças, observamos geralmente um sono perturbado. Esses problemas são associados a uma fadiga, uma agitação e certa irritabilidade que causa problemas de sono induzidos.

Diagnóstico

O diagnóstico da presença de oxiúros no organismo é realizado por meio da identificação dos ovos nas fezes e às amostras de vermes no ânus através de bandagens adesivas (teste de Graham) à noite ou de manhã. A observação no microscópio da fita adesiva permite encontrar os vermes. Procedemos então a exames principalmente quando o paciente apresenta coceiras anais. Os oxiúros podem igualmente ser observados a olho nu, se acumulando no ânus, e podem ser coletados no álcool ou vinagre para proceder a um exame. Uma coleta de sangue com descoberta de um aumento de um tipo de glóbulos brancos, polinucleares eosinófilos, é igualmente possível.

Tratamento

o tratamento contra os oxiúros deve ser completado. Ele é, de fato, necessário para erradicar as larvas para evitar as novas infecções permanentemente. Os medicamentos devem ser portanto uma dose, e depois retomado após duas semanas para eliminar a totalidade dos vermes. O conjunto dos ocupantes de uma casa devem ser tratados simultaneamente. Enquanto isso, para limitar as coceiras, podemos usar a vaselina ou cremes adaptados às mucosas.

Prevenção

em caso de infecção por oxiúros, a prevenção tem um papel essencial. É necessário portanto lavar as roupas de cama da casa, as roupas e os brinquedos para destruir os ovos. Lavar as mãos regularmente é igualmente indispensável, em particular após ter ido ao banho, depois de se coçar e antes de comer. Para evitar o transporte dos ovos, é preferível manter as unhas curtas e limpá-las regularmente. Além disso, é conveniente usar roupas suficientemente fechadas para impedir o contato direto entre as mãos e o ânus.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2016 às 15:29 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Oxiúros', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Overdose
Malária - Sintomas e evolução