O tratamento das verminoses é feito com medicamentos que impedem a absorção de glicose pelo parasita invasor. O uso desses remédios pode ser feito uma vez por ano como forma de prevenção da doença sob prescrição médica.
Os principais remédios para vermes são o albendazol e o mebendazol. Os dois são drogas mastigáveis. Em geral, basta um uso para que a doença desapareça, mas a forma do tratamento deve ser definido por um médico especialista e seguida corretamente pelo paciente.
Em caso de infecção parasitária de bebês e crianças pequenas, é possível que o pediatra receite vermífugos líquidos já que a criança pode não ter ainda condição de mastigar os remédios tradicionais.
Alguns alimentos são considerados remédios caseiros para vermes e podem ser utilizados como complemento a um tratamento convencional contra um parasita. Entre eles estão sementes de abóbora e beber leite com folhas de hortelã.
Cães e gatos devem utilizar vermífugos como forma de prevenção de verminoses. A determinação sobre qual medicamento usar bem como sua dosagem e frequência serão definidas pelo médico veterinário. Caso a infecção já estiver instalada, podem ocorrer mudanças nas recomendações de uso.
A atenção com as verminoses em gatos encontra algumas diferenças em relação aos cães já que os gatos, ao se lamberem ao longo do dia, estão mais propensos de sofrer infecções de parasitas. Por conta disso, a dosagem dos vermífugos tende a ser maior e a frequência menor.
Foto: © Melodia plus photo - Shutterstock.com