Como curar a dor de dente

A dor de dente, que pode ser causada por uma série de fatores e problemas, gera muito desconforto e necessita de exames feitos por um especialista. Entretanto, uma pessoa que sofre de dor intensa necessita de medidas paliativas para eliminar a dor de dente até esperar a consulta com um profissional.

Causas da dor de dente

diversas causas para a dor de dente, mas, geralmente, as razões são cáries, traumas, restaurações extensas, infecções na raiz ou inflamações.

Como curar a dor de dente em casa

Na maioria dos casos, é possível eliminar a dor de dente antes de consultar um especialista. Um dos melhores remédios caseiros é o cravo, que é rico em substâncias analgésicas. Basta apenas mascar um cravo, passar um pouco de óleo de cravo no dente com cotonete ou ingerir um chá de cravo para aliviar a dor. Chupar uma pedra de gelo também ajuda a amenizar a dor, bem como fazer gargarejo e bochechos com água morna e sal, que desinfeta a boca.

Como curar a dor de dente com alho

O alho possui altas propriedades antibactericidas e, por isso, passar um dente de alho por toda a gengiva ajuda a combater infecções. Esse processo pode ser feito duas vezes ao dia e é necessário deixar o alho atuar por alguns minutos.

Como curar a dor de dente com própolis

O própolis é outra substância amplamente utilizada para combater bactérias e, por isso, ajuda a combater a dor de dente. Misturar própolis, macela e água morna é um ótimo remédio caseiro para dor de dente. É recomendável que se ferva duas colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar para beber ou fazer bochechos após as refeições.

Como evitar a sensibilidade nos dentes doloridos

Em geral, a dor de dente causa muita sensibilidade. Por isso, para evitar mais dores, enrole um dente com uma gaze até o dia da consulta com um especialista.

Como aliviar a dor de canal

Canal radicular é o nome dado a um procedimento que trata e salva um dente gravemente deteriorado ou contaminado. Quando uma pessoa necessita de tratamento de canal, geralmente sente uma dor muito forte e, por isso, pode aliviar esses sintomas com medicação ou alternativas caseiras, como gargarejos de água salgada e óleo de cravo.

Como curar a dor de dente do siso

O dente do siso causa dores fortes e, na maioria dos casos, precisa ser removido. Enquanto você não consulta um especialista, pode tentar as medidas para combater a dor citadas acima, além de fazer compressas no local com uma bolsa de água gelada.

Foto: © 9nong - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como curar a dor de dente', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade