0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Causas da descoloração dos dentes

Quando nossos dentes nascem, eles são naturalmente brancos. No entanto, os dentes vão perdendo essa cor ao longo do tempo e podem assumir tom amarelado ou acinzentado. Há várias razões para a descoloração dos dentes. Veja algumas delas.


Alimentos e corantes que causam descoloração

Uma causa muito comum é o depósito de corantes no esmalte do dentes, que derivam de alimentos e bebidas. Especialmente café, chá, tabaco e vinho tinto deixam pigmentos no esmalte, que podem ser removidos simplesmente através da escovação adequada.

Medicamentos que descolorem os dentes

Certos medicamentos, como alguns antibióticos podem levar à descoloração acastanhada. Antibióticos do grupo das tetraciclinas (oxitetraciclina, doxiciclina, minociclina) podem causar descoloração marrom ou cinza permanente e pigmentação do esmalte dentário. Isso ocorre pois essas substâncias mineralizam os tecidos formados pelo cálcio (caso dos dentes), gerando complexos de cálcio e ortofosfato de tetraciclina durante o processo. O resultado dessa ligação é a descoloração de ossos e dentes.

Excesso de flúor e descoloração

Uma descoloração irregular esbranquiçada do dente pode ser causada por uma overdose de flúor. Por conta disso, há dentistas que não recomendam o uso regular de enxaguantes bucais após a escovação.

Tratamentos de canal e descoloração

Dentes que passaram por tratamento de canal podem sofrer descoloração interna. A decomposição dos produtos no nervo dentário ou do material de enchimento da raiz podem causar escurecimento do dente afetado.

Foto: © kurhan - 123RF.com

Veja também

0 Comentário