Quando nossos dentes nascem, eles são naturalmente brancos. No entanto, os dentes vão perdendo essa cor ao longo do tempo e podem assumir tom amarelado ou acinzentado. Há várias razões para a descoloração dos dentes. Veja algumas delas.
Uma causa muito comum é o depósito de corantes no esmalte do dentes, que derivam de alimentos e bebidas. Especialmente café, chá, tabaco e vinho tinto deixam pigmentos no esmalte, que podem ser removidos simplesmente através da escovação adequada.
Certos medicamentos, como alguns antibióticos podem levar à descoloração acastanhada. Antibióticos do grupo das tetraciclinas (oxitetraciclina, doxiciclina, minociclina) podem causar descoloração marrom ou cinza permanente e pigmentação do esmalte dentário. Isso ocorre pois essas substâncias mineralizam os tecidos formados pelo cálcio (caso dos dentes), gerando complexos de cálcio e ortofosfato de tetraciclina durante o processo. O resultado dessa ligação é a descoloração de ossos e dentes.
Uma descoloração irregular esbranquiçada do dente pode ser causada por uma overdose de flúor. Por conta disso, há dentistas que não recomendam o uso regular de enxaguantes bucais após a escovação.
Dentes que passaram por tratamento de canal podem sofrer descoloração interna. A decomposição dos produtos no nervo dentário ou do material de enchimento da raiz podem causar escurecimento do dente afetado.
Foto: © kurhan - 123RF.com