Quebrar, rachar ou perder um dente causa nervosismo e apreensão. No entanto, medidas simples podem resolver o problema sem grandes transtornos. Além disso, os avanços no campo da odontologia estética têm permitido resultado de reimplante e colagem cada vez melhores, garantindo a manutenção do sorriso.
A atitude mais importante ao quebrar ou perder um dente é manter a calma e buscar recolher no chão as partes que foram perdidas. Na sequência, é necessário lavar o dente apenas com água corrente. Não use sabão ou nenhum produto que pode corroer o esmalte dentário.
Logo depois, mantenha o dente em uma solução de soro fisiológico ou leite. Se você não tiver nenhum dos dois produtos à mão, use a própria saliva. O dente precisa permanecer embebido até a ida ao dentista, que deve ser imediata. No consultório, o dente será reimplantado ou colado. Caso a perda tenha sido completa, estanque o sangue com algodão.
Atualmente, os avanços da odontologia estética garantem resultados muito satisfatórios para quem rachou ou quebrou um dente. Técnicas de colagem e reimplante já estão difundidas em consultórios de dentista. Procure um profissional especializado e não tente resolver o problema em casa.
Após realizar o reimplante ou a colagem do dente quebrado, é importante evitar comidas muito duras por algumas semanas. Esportes de contato, como futebol e lutas, devem ser praticados com um protetor bucal.
O bruxismo, ranger de dentes durante o sono, pode provocar rachaduras, esfarelamento e pequenas fraturas nos dentes. As técnicas para reparar o problema são as mesmas de quebras por trauma. No entanto, o distúrbio do sono precisa ter suas causas, geralmente psicológicas, tratadas simultaneamente por um especialista.
Foto: © Milosh Kojadinovich - 123RF.com