Risco de perda de dentes por fumantes


A grande maioria dos fumantes ignora que o hábito de fumar representa um aumento significativo no risco de perda dos dentes ao longo da vida. As consequências do consumo de tabaco sobre a saúde dentária são pouco conhecidas e negligenciadas.

Consequências do tabaco sobre a saúde dental

O tabaco provoca perturbações na flora bacteriana humana. Por conta disso, fumantes apresentam maior risco de infecções por bactérias patogênicas que podem causar problemas nas gengivas e nos tecidos que sustentam os dentes.

Tabagistas estão mais sujeitos a quadros de gengivite e até mesmo de câncer na gengiva. Em geral, fumantes apresentam risco sete vezes maior do que não fumantes de desenvolver doenças e inflamações na gengiva.

Além disso, a nicotina e outras substâncias tóxicas do cigarro favorecem o aparecimento de tártaro, outra forma de bactéria patogênica que concorre para o desenvolvimento de cáries e impacta negativamente na formação de dentes de bebês de pais fumantes. A nicotina também amarela os dentes.

Perda dos dentes por uso de cigarro

Um estudo alemão evidenciou o risco aumentado que fumantes possuem de perder os dentes. Em números gerais, os pesquisadores determinaram que quem fuma um maço de cigarros por dia tem risco de perder os dentes 3,6 vezes maior do que não fumantes.

A pesquisa, que acompanhou cerca de 23 mil pessoas de 20 a 70 anos durante oito anos, demonstrou que homens de 50 anos que fumam diariamente conservavam, em média, 25 dentes contra 28 dos não fumantes. O quadro se agrava aos 60 anos quando o fumante mantém apenas 7 dentes originais e os não fumantes ainda tinham 22. Entre as mulheres, os dados são, em média, um pouco mais baixos, mas obedecem a mesma proporção.

Foto: © Tatiana Popova - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Risco de perda de dentes por fumantes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade