Como se proteger do sol

Na praia ou no interior, tomar sol faz bem. Porém, não podemos descuidar da proteção da pele dos raios ultravioleta. O sol pode provocar queimaduras graves e é o principal responsável pelo câncer de pele. Por conta disso, é preciso sempre usar protetor solar e reforçá-lo ao longo do dia ou depois de sair da água - na praia ou na piscina.

Alimentação

Uma forma importante de se prevenir dos raios UV é com uma alimentação rica em betacaroteno, vitamina presente na cenoura e frutas cítricas, por exemplo. A eficácia da substância como fator de proteção solar já está comprovada cientificamente.

Protetor solar

O protetor (ou filtro) solar deve ser utilizado de maneira regular durante as férias independentemente de qual seja a sua cor de pele. O fator de proteção solar (FPS) do filtro deve ser sempre acima de 30.

Os cremes diminuem a penetração dos raios UV na pele e evitam os ataques da radiação às células cutâneas. No entanto, é importante verificar se o filtro comprado garante proteção contra os raios UVA e UVB.

Em geral, o protetor deve ser renovado a cada duas horas e quando se sai da água. Fique atento com o período entre 10h e 16h, quando a intensidade dos raios é maior. Mesmo se você já estiver bronzeado, continue usando o protetor.

Atenção: bronzeadores não oferecem proteção solar.

Chapéu e óculos de sol

O uso de chapéu (ou boné) e óculos de sol é bastante recomendado. Porém, verifique se os óculos comprados conferem proteção contra os raios UV. Produtos com lentes de baixa qualidade podem ser mais perigosos do que não utilizar óculos, pois o olho se mantém aberto recebendo a radiação.

Bronzeamento artificial

As cabines de bronzeamento artificial podem emitir raios ultravioleta numa concentração mais alta do que o sol, ocasionando altos riscos à saúde da pele. Muitos dermatologistas desaconselham a prática e o bronzeamento artificial já é proibido em alguns países.

Foto: © Eduard Radu - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como se proteger do sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade