0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Como se proteger do sol

Na praia ou no interior, tomar sol faz bem. Porém, não podemos descuidar da proteção da pele dos raios ultravioleta. O sol pode provocar queimaduras graves e é o principal responsável pelo câncer de pele. Por conta disso, é preciso sempre usar protetor solar e reforçá-lo ao longo do dia ou depois de sair da água - na praia ou na piscina.


Alimentação

Uma forma importante de se prevenir dos raios UV é com uma alimentação rica em betacaroteno, vitamina presente na cenoura e frutas cítricas, por exemplo. A eficácia da substância como fator de proteção solar já está comprovada cientificamente.

Protetor solar

O protetor (ou filtro) solar deve ser utilizado de maneira regular durante as férias independentemente de qual seja a sua cor de pele. O fator de proteção solar (FPS) do filtro deve ser sempre acima de 30.

Os cremes diminuem a penetração dos raios UV na pele e evitam os ataques da radiação às células cutâneas. No entanto, é importante verificar se o filtro comprado garante proteção contra os raios UVA e UVB.

Em geral, o protetor deve ser renovado a cada duas horas e quando se sai da água. Fique atento com o período entre 10h e 16h, quando a intensidade dos raios é maior. Mesmo se você já estiver bronzeado, continue usando o protetor.

Atenção: bronzeadores não oferecem proteção solar.

Chapéu e óculos de sol

O uso de chapéu (ou boné) e óculos de sol é bastante recomendado. Porém, verifique se os óculos comprados conferem proteção contra os raios UV. Produtos com lentes de baixa qualidade podem ser mais perigosos do que não utilizar óculos, pois o olho se mantém aberto recebendo a radiação.

Bronzeamento artificial

As cabines de bronzeamento artificial podem emitir raios ultravioleta numa concentração mais alta do que o sol, ocasionando altos riscos à saúde da pele. Muitos dermatologistas desaconselham a prática e o bronzeamento artificial já é proibido em alguns países.

Foto: © Eduard Radu - Shutterstock.com

Veja também

0 Comentário