Ir à praia é um divertimento, mas pode causar problemas importantes. Negligenciar o uso de filtro solar ou passar horas debaixo do sol pode provocar queimaduras de sol na pele e trazer riscos de envelhecimento precoce, manchas na pele, formação de bolhas e câncer de pele.
Ficar com o corpo ardendo depois de um dia na praia não pode ser tratado como algo corriqueiro. As queimaduras, ainda que leves e causando apenas incômodos, precisam ser tratadas já que potencializam o risco de câncer de pele e trazem outros problemas.
Quando as queimaduras são mais graves formam-se bolhas na pele, especialmente na região mais afetada ou onde o paciente esqueceu de passar o protetor solar. Estas bolhas são um sinal de que a queimadura é de segundo grau e se deve procurar um médico. Outros sinais de que a queimadura de sol foi grave são calafrios, ardência intensa e mal-estar generalizado.
Os lábios também podem ser afetados por queimaduras de sol. Os sintomas da queimadura na boca são ardência, secura extrema, rachadura nos lábios, coceira e, em alguns casos, podem ocorrer sangramentos. O tratamento é similar ao de outras queimaduras de sol na pele.
O tempo que uma queimadura de sol fica na pele vai depender da intensidade do problema. Em quadros mais leves, um tratamento simples permite que as marcas da queimadura desapareçam em uma semana. No entanto, quadros mais graves podem demorar de três a quatro semanas para sarar completamente. Além disso, algumas queimaduras de sol podem deixar manchas na pele que só são combatidas por tratamento específico com dermatologista.
A melhor forma de tratar queimaduras de sol é com uso de compressas frias nas regiões afetadas. Também existem alguns cremes hidratantes e pomadas bastante eficazes e que podem ser utilizados principalmente se elas se restringirem a uma parte reduzida do corpo, como ombros ou pés. Por fim, em casos mais complicados, analgésicos podem solucionar o problema. Caso as queimaduras sejam importantes e provoquem sintomas graves como formação de bolhas e calafrios, procure um médico rapidamente. Além disso, é fundamental prevenir as queimadurass com uso e reposição constantes de protetor solar quando se está exposto ao sol.
Alguns remédios caseiros também aliviam a ardência das queimaduras de sol e auxiliam na recuperação do paciente. Entre eles estão compressas frias de chá verde e colocação de rodelas geladas de batata ou pepino sobre as queimaduras. Salpicar um pouco de amido de milho sobre a cama antes de dormir alivia o incômodo de deitar com o corpo queimado.
Foto: © Suzanne Tucker - Shutterstock.com