Cortisol - Definição


Definição de cortisol

O cortisol faz parte do grupo dos esteroides, hormônios derivados do colesterol. O cortisol é produzido no córtex da glândula suprarrenal. A produção de cortisol é mais elevada na parte da manhã. O cortisol tem muitas funções no organismo, principalmente a distribuição adequada das gorduras e regulação do sistema imunológico.

Ele também aumenta a taxa glicêmica no sangue em período de estresse, transformando as células de gordura em açúcar: o corpo tem energia suficiente à disposição para fazer frente à situação estressante. Alguns medicamentos são derivados do cortisol. Denominados corticoides, são utilizados por suas propriedades anti-inflamatórias e de diminuição da reação imunológica.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de fevereiro de 2018 às 13:30 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cortisol - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Córtex cerebral - Definição
Cortisona - Definição