A bronquite alérgica é uma inflamação das principais vias de ar para os pulmões e pode se manifestar tanto na forma aguda quanto na crônica.
A bronquite alérgica pode se manifestar de forma passageira (aguda) ou por mais tempo e com alta recorrência (crônica). Geralmente, a forma aguda vem acompanhada de condições como a gripe ou outros problemas respiratórios.
Geralmente, a bronquite alérgica, em sua forma aguda, é causada por vírus. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, vai para os pulmões. A bronquite crônica geralmente é causada pelo tabagismo ou pela exposição à poluição e gases tóxicos.
O hábito de fumar eleva os riscos da bronquite alérgica, bem como imunidade baixa, idade avançada, exposição a agentes irritantes e refluxo gástrico.
Tosse com presença de muco, chiado no peito, ronco, fadiga, dificuldade para respirar, febres e calafrios e mal-estar no peito são alguns sintomas da bronquite alérgica.
Após uma consulta médica, o médico pode solicitar um raio-X torácico, um exame de expectoração, testes de funcionamento do pulmão e oximetria do pulso.
Grande parte dos casos de bronquite se resolvem sozinhos, porém outros pedem antibióticos, xaropes, antialérgicos e inalação.
Alguns chás são os principais remédios caseiros para o tratamento da bronquite alérgica. Entre eles destacam-se o chá de gengibre, de sementes de erva-doce e o chá de malva. É importante lembrar que o consumo desses chás não pode ser exagerado e não substitui os tratamentos convencionais prescritos por um médico.
A bronquite crônica ou aguda podem virar uma pneumonia. Há, ainda, chances de ter enfisema, insuficiência cardíaca ou hipertensão pulmonar.
A prevenção da bronquite passa fundamentalmente pela interrupção do consumo de tabaco entre os fumantes e prática de atividade física na população em geral já que os exercícios diminuem o risco de baixas imunológicas que podem facilitar a infecção por um vírus. Além disso, crianças de até 5 anos e idosos acima de 60 anos devem tomar anualmente a vacina contra a gripe, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com