Bursite: causas, sintomas e tratamento

A bursite é uma inflamação das bursas, pequenas bolsas situadas entre duas estruturas musculo-esqueléticas das articulações. As bursas se situam nos ombros, cotovelos, mãos, quadril, joelhos, tornozelos e pés. Elas contêm líquido sinovial e protegem as articulações de pressões externas. Geralmente benign, a bursite pode se agravar se o membro afetado não for posto em repouso.


Sintomas da bursite

Os sintomas característicos da bursite são dor intensa e que piora sem tratamento e repouso, inflamação, vermelhidão e dificuldade de mover a região afetada.

Causas da bursite

Uma bursite pode ser causada por diversos fatores, tais como ferida direta no membro, exercício pouco habitual na articulação, utilização prolongada da articulação, infecção de uma lesão, artrite e preparação inadequada para a prática esportiva.

Fatores de risco da bursite

As pessoas que têm atividades profissionais que exigem movimentação repetitiva são as mais expostas ao problema. Posturas inadequadas também podem provocar bursite. Além disso, fatores hereditários ou metabólicos influenciam o surgimento da doença.

Tratamento da bursite

Em casos mais leves da bursite, o tratamento é feito com aplicação de gelo na articulação afetada, repouso e uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Já em casos mais graves, a bursite pode ser tratada com punção do líquido sinovial e ablação da bursa. Se não houver infecção da região afetada também se pode realizar injeção de corticoides. Por outro lado, o uso de antibióticos é aconselhado se o paciente estiver com uma infecção.

Bursite tem cura

A bursite tem cura caso o tratamento seja seguido de maneira correta. Porém, é importante estar atento à causa do problema, como posturas inadequadas ou repetição de movimentos para evitar que o problema volte.

Foto: © Melodia-plus-photos - Shutterstock.com
Artigo original publicado por p.horde. Tradução feita por Pedro.CCM. Última modificação: 2 de janeiro de 2018 às 11:09 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Bursite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença renal: características e cuidados
Bronquite alérgica: como tratar