Doença renal: características e cuidados

A doença renal se caracteriza pela perda parcial ou total das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. Com causas diversas, a doença renal pode causar a insuficiência renal, quando a porcentagem do rim que se mantém ativa é inferior a 20%.

O que é insuficiência renal aguda

Esse tipo de doença renal pode ser recuperado em poucas semanas. Geralmente, é causado por desidratação, intoxicação, traumatismos, medicamentos e algumas doenças. Em alguns casos, pode ser necessário fazer diálise.

O que é insuficiência renal crônica

Essa variante de doença renal gera perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais, tendo uma alta taxa de mortalidade.

Como identificar uma doença renal

A doença renal pode ser identificada por meio de um exame chamado clearance de creatinina, que vai medir o volume de sangue necessário para que uma substância seja completamente eliminada pelos rins. Valores normais deste exame variam de 100 a 140 mililitros por minuto.

Doenças renais que provocam insuficiência renal

A insuficiência renal pode ser causada por males como glomerulonefrite, pielonefrite, rins policísticos, diabetes ou hipertensão arterial.

Sintomas de doença renal

A doença renal gera, na maioria dos casos, menor produção de urina, inchaço nas mãos, pernas e em torno dos olhos, falta de ar, dificuldade para dormir, perda de apetite, náuseas e sensação de fadiga e frio. Diabetes ou hipertensão também afetam os rins em alguns casos.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doença renal: características e cuidados', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade