A sigmoidite corresponde a uma inflamação do sigmoide, uma região do cólon intestinal. Conheça mais sobre esta condição médica no artigo abaixo.
A sigmoidite é uma inflamação ou infecção da parte do cólon chamada de sigmoide e, mais precisamente, dos divertículos que estão presentes nesta região do corpo humano. Divertículos são pequenas hérnias da mucosa do intestino grosso.
Os divertículos se formam nas áreas de fraqueza da parede do cólon, dando origem à diverticulite. Quando aparecem, os divertículos criam sulcos nas paredes e podem alojar bactérias. O acúmulo destes patógenos pode causar uma inflamação nesta zona que vai receber o nome de sigmoidite diverticular ou diverticulite sigmoidiana.
A sigmoidite é uma patologia que se manifesta pelos seguintes sintomas: fortes dores na base do ventre, principalmente na fossa ilíaca esquerda, sensação de moleza no abdômen e febre geralmente moderada.
Se a sigmoidite não for tratada rapidamente, pode causar complicações, tais como formação de um abscesso, caracterizada por uma piora do quadro clínico do paciente, ou ruptura da parede do cólon seja na cavidade peritoneal (membrana que cerca os órgãos abdominais), provocando uma peritonite, seja em outro órgão próximo, caso classificado como fístula.
A descrição dos sintomas acima pelo paciente fazem o médico suspeitar de uma sigmoidite. Para confirmar este diagnóstico, exames complementares são prescritos como exame de sangue para procurar marcadores de inflamação e uma ultrassonografia, que é o melhor exame para confirmar a sigmoidite.
Com a confirmação do diagnóstico, o paciente deve ser deixado em jejum por algumas horas. Para combater a infecção bacteriana, antibióticos são prescritos por cerca de 15 dias. Nos casos mais graves, a retirada cirúrgica da porção do sigmoide afetada deve ser feita, reduzindo o risco de infecção de um novo divertículo.
Por até duas semanas, o regime alimentar do paciente também precisa ser alterado. Alimentos ricos em fibras devem ser evitados, como legumes, frutas, pães, laticínios e embutidos. Por outro lado, carnes, peixes, massas, arroz e outros cereais e queijos pasteurizados estão liberados. As refeições devem ser feitas em horários regulares e uma boa hidratação é necessária.
Para prevenir o surgimento da diverticulose e, portanto, da sigmoidite, uma alimentação equilibrada e sem excesso de fibras deve ser feita.
Foto: © staras - Shutterstock.com