Fascite necrosante - Definição

Faça uma pergunta

Definição de fascite necrosante

A fascite necrosante é uma doença grave e rara que afeta os tecidos cutâneos profundos. Ela é, na maior parte das vezes, causada por uma bactéria do tipo estreptococo A, e tem uma evolução de uma erisipela que não foi corretamente tratada, mas outras bactérias são frequentemente encontradas em conjunto, se exames forem realizados. Essas outras bactérias liberam toxinas que atacam as células vivas e as destroem.


A fascite necrosante começa com dores, e depois a parte afetada começa a inchar rapidamente e avermelhar, e depois escurecer. Depois disso, a derme forma uma bolha e a necrose ou morte celular se instala. Em um estágio evoluído, grandes placas escuras e sangrando cobrem a parte atingida por completo. A evolução da fascite necrosante é severa na ausência de cuidados, e deve ser tratada imediatamente com antibióticos e ablação cirúrgica das zonas necrosadas.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também