A anorexia é uma patologia que pertence à família dos transtornos de comportamento alimentar. A doença afeta milhares de adolescentes e jovens adultas em todo o mundo e possui a mais alta taxa de suicídios entre todos os transtornos psiquiátricos.
Os primeiros sintomas da anorexia nervosa são normalmente muito difíceis de diagnosticar. A descoberta de maneira precoce da doença costuma ser feita apenas em casos em que há um acúmulo dos sintomas logo nas primeiras manifestações da doença.
Uma rápida e muitas vezes repentina perda de peso é produzida em poucos meses após a instalação do quadro anoréxico na mulher.
Alguns sintomas psicológicos e mudanças de comportamento podem indicar a ocorrência da anorexia e conduzir ao diagnóstico, tais como isolamento progressivo do convívio familiar e de amigos, rejeição a todas as formas de prazer, tristeza profunda e depressão e hiperatividade física.
A anorexia, ainda em seus primeiros estágios, também pode provocar sintomas físicos a serem notados por familiares, amigos e, em busca de um diagnóstico claro, por um médico especialista. São eles: sensibilidade ao frio, amenorreia (interrupção das menstruações), queda acentuada de cabelo, unhas secas e quebradiças, hipotensão arterial (pressão baixa).
Foto: © Lisa A - Shutterstock.com