Sinais de alerta da anorexia

A anorexia é uma patologia que pertence à família dos transtornos de comportamento alimentar. A doença afeta milhares de adolescentes e jovens adultas em todo o mundo e possui a mais alta taxa de suicídios entre todos os transtornos psiquiátricos.

Diagnóstico da anorexia é difícil

Os primeiros sintomas da anorexia nervosa são normalmente muito difíceis de diagnosticar. A descoberta de maneira precoce da doença costuma ser feita apenas em casos em que há um acúmulo dos sintomas logo nas primeiras manifestações da doença.

Perda de peso rápida

Uma rápida e muitas vezes repentina perda de peso é produzida em poucos meses após a instalação do quadro anoréxico na mulher.

Sintomas psicológicos da anorexia

Alguns sintomas psicológicos e mudanças de comportamento podem indicar a ocorrência da anorexia e conduzir ao diagnóstico, tais como isolamento progressivo do convívio familiar e de amigos, rejeição a todas as formas de prazer, tristeza profunda e depressão e hiperatividade física.

Sintomas físicos da anorexia

A anorexia, ainda em seus primeiros estágios, também pode provocar sintomas físicos a serem notados por familiares, amigos e, em busca de um diagnóstico claro, por um médico especialista. São eles: sensibilidade ao frio, amenorreia (interrupção das menstruações), queda acentuada de cabelo, unhas secas e quebradiças, hipotensão arterial (pressão baixa).

Foto: © Lisa A - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sinais de alerta da anorexia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade