Consequências físicas da anorexia

A desnutrição causada pela anorexia afeta o funcionamento correto de vários órgãos do corpo humano, dos músculos, ossos e hormônios

O que é a anorexia nervosa

A anorexia mental ou nervosa pertence à família de transtornos alimentares. A anorexia nervosa é caracterizada por uma perda de apetite que impede a alimentação adequada durante várias semanas, meses ou anos. Esta falta de apetite torna-se uma doença cujo eixo central é a obsessão pela magreza. Ela afeta milhares de adolescentes e jovens, principalmente do sexo feminino. Além disso, de todos os distúrbios psiquiátricos, a anorexia tem a mais elevada taxa de mortalidade por suicídio.

Efeitos da anorexia no organismo

Anorexia pode causar muitas complicações e até a morte. Com efeito, quando as complicações são muito graves é necessário a hospitalização já que a vida do paciente está em perigo. Da mesma forma, a desnutrição causada pela rejeição a comer corretamente pode afetar muitos órgãos do corpo humano, bem como músculos, ossos e a produção de hormônios.

Amenorreia e esterilidade

A primeira consequência da perda de peso corporal é amenorreia (ausência de menstruação), que também pode causar problemas de fertilidade.

Funcionamento do coração

O emagrecimento aumenta o risco cardíaco e também se observa uma diminuição da frequência cardíaca, denominada bradicardia.

Osteoporose

Os riscos de osteoporose são mais precoces entre mulheres com anorexia ou que sofreram com a doença em algum momento da vida.

Efeitos do vômito

Além disso, os vômitos constantes modificam o esmalte dos dentes, tornando-o mais frágil e facilitando o desenvolvimento de cáries. Vomitar, além de desgastar os dentes, provoca o aparecimento de problemas periodontais - inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.

Efeito no metabolismo do organismo

Os vômitos causam alterações metabólicas, tais como baixo nível de potássio que pode levar a uma insuficiência renal e/ou parada cardíaca.

Outras consequências físicas da anorexia

A desnutrição causada pela anorexia provoca diminuição da pressão e aumento da sensação permanente de frio, fadiga, mal-estar e obstipação.

Foto: © michaelheim - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Consequências físicas da anorexia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade