Neurite vestibular: sintomas, causas e tratamento

Faça uma pergunta
A neurite vestibular integra o grupo dos distúrbios ou síndromes do aparelho vestibular, que é a região da orelha interna responsável por garantir o equilíbrio do corpo. Saiba mais sobre esta condição.


Definição de neurite vestibular

A neurite vestibular é uma resposta inflamatória do nervo vestibular a uma infecção viral, que pode afetar o sistema respiratório ou gastrointestinal. Na maior parte dos casos, o paciente não chega a perceber que o vírus atacou seu corpo, sofrendo apenas com as manifestações da neurite vestibular em si. Apesar de provocar sintomas bastante incômodos algumas vezes, a neurite vestibular é um distúrbio benigno. Sua cura é espontânea e não deixa sequelas.

Sintomas da neurite vestibular

A neurite vestibular é responsável por sintomas inquietantes e de início repentino. Entre eles estão quadros de tontura e vertigem, náuseas, vômitos, perda de equilíbrio e dificuldades para caminhar. O paciente com neurite vestibular não apresenta, por outro lado, perdas de audição ou sinais neurológicos da doença. Os sintomas duram, no máximo, duas semanas.

Diagnóstico da neurite vestibular

Um exame clínico geral deve ser complementado por uma audiometria, que será capaz de diferenciar a neurite vestibular de outros distúrbios que afetam a região, como labirintite e síndrome de Ménière. Além disso, testes posicionais simples ajudam a detectar a presença de vertigens. Nenhum outro exame é necessário, mas, em certos casos, pedidos de tomografia cerebral e testes auditivos podem ser solicitados para se descartar causas mais graves.

Tratamento da neurite vestibular

Como a neurite vestibular é uma doença que se cura sozinha, o principal tratamento é o repouso e o paciente deve permanecer deitado a maior parte do tempo em que persistirem os sintomas. Além disso, medicamentos antieméticos podem ser prescritos para reduzir a vontade de vomitar. Por fim, o paciente pode ser encaminhado para um especialista para realização de reeducação vestibular, que ajudará a corrigir as sensações de vertigens.

Foto: © Halfpoint - Shutterstock.com