Exercícios ideais para o cérebro

Faça uma pergunta
O cérebro, assim como outras partes do nosso corpo, requer estímulos constantes para se manter ativo e produtivo ao longo dos anos. Criado por Larry Katz, um neurocientista estadunidense, a neuróbica, um tipo de ginástica para o cérebro, estimula os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste atenção às suas ações e melhore a sua memória.


O que é a neuróbica

Esses exercícios para o cérebro são a inversão da ordem de determinados movimentos de nosso dia a dia, executando de forma consciente algumas ações que levam a reações emocionais e cerebrais. Ler ao contrário, escrever com a outra mão e tomar banho de olhos fechados são exemplos de exercícios propostos pela neuróbica.

Exercícios para o cérebro

Alguns exercícios para o cérebro são recomendados por especialistas para garantir o estímulo desse órgão tão importante para nós. O primeiro deles é escovar os dentes com a outra mão. Se você for destro, experimente escová-los com a mão esquerda, utilizando músculos pouco usados e criando novas conexões cerebrais, que te deixarão mais ágil.


Outra medida é decorar a lista de compras do supermercado, fazendo uma lista mental do que é necessário para café da manhã, almoço e jantar. Isso ajudará a desenvolver a memória. Utilizar caminhos diferentes para ir ao trabalho ou para casa é outra maneira de praticar exercícios para o cérebro. Assim, você ativa outras áreas e favorece as conexões cerebrais.

Jogos, videogames, quebra-cabeças ou sudoku também são ótimos aliados da sua saúde mental. Apenas 30 minutos de uma dessas atividades por dia melhoram a memória e desenvolvem a capacidade de tomar decisões rapidamente.

Alimentos que ajudam os exercícios para o cérebro

Além de exercitar o cérebro, você deve ingerir alimentos que atuam como coadjuvantes na tarefa de preservar a sua memória. Aposte no consumo de alimentos ricos em magnésio, vitamina E e ômega 3, tais como peixe, nozes, suco de laranja ou banana.

Jogos para estimular o cérebro

Alguns tipos de jogos como as palavras cruzadas, o sudoku e o jogo da memória são ideais para exercitar o cérebro. Recomendados para pessoas de todas as idades, eles aumentam a agilidade da pessoa e reduzem os riscos de doença degenerativa.

Foto: © lightwise - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde