Sintomas mais comuns da TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é o conjunto de sintomas que aparecem no período que antecede a menstruação. As manifestações podem ser de ordem psíquica ou física e geralmente desaparecem espontaneamente no primeiro dia do fluxo menstrual. A causa da TPM é uma alteração hormonal que interfere no sistema nervoso central das mulheres.

Sintomas da TPM

Os principais sintomas da TPM podem ser divididos em físicos e emocionais . Alguns especialistas afirmam que ao todo existem cerca de 150 sintomas da TPM.

Sintomas emocionais da TPM

Durante a TPM, a mulher pode sofrer alterações emocionais como depressão, vontade de chorar, carência, insônia, irritabilidade, ansiedade, sonolência, fome em excesso ou falta de apetite, dificuldade de concentração e cansaço. Para a maioria das mulheres estas alterações emocionais são difíceis de perceber. No entanto, algumas delas têm a sensação de perda de controle,o que pode inclusive agravar os demais sintomas.

Sintomas físicos da TPM

Algumas alterações físicas também são percebidas no período da TPM. Elas podem ir desde alteração no peso até dor de cabeça, passando por quadros de acne, inchaço e aumento de sensibilidade nas mamas, distensão gasosa, fadiga, enjoo, vômitos e dores osteomusculares.

Sintomas da TPM e da gravidez

Os sintomas da TPM e da gravidez podem ser muito parecidos. Em mulheres com ciclo menstrual regular, a diferenciação é mais fácil com base no atraso ou não da menstruação. Já entre aquelas cujo ciclo é ou está desregulado, a dúvida pode ser sanada com a consulta a um ginecologista para realização de exames laboratoriais ou através de alguns sinais como tendência maior a sentir enjoos pela manhã, vômitos não relacionados com quadros de enxaqueca e fadiga excessiva em esforços pequenos.

Como aliviar os sintomas da TPM

Não existe um tratamento específico para a TPM, mas algumas medidas aliviam os sintomas. Depois de consultar um médico ginecologista, ele poderá receitar um medicamento para reduzir os sintomas. A pílula anticoncepcional pode ser benéfica em alguns casos para suspender a ovulação. Exercícios físicos e psicoterapia também podem ser úteis no combate a esses sintomas.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas mais comuns da TPM', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade