A obstrução intestinal ocorre quando as fezes não conseguem passar pelo intestino por conta de interferências em seu trajeto. Essa condição, avaliada como gravíssima, pode ter inúmeras causas e é fundamental que seja tratada o quanto antes para evitar complicações.
Falamos de oclusão intestinal quando as fezes encontram resistência para trafegar pelo intestino, podendo ter como causas bridas (cicatrizes) intestinais, tumores ou uma inflamação, por exemplo.
Os indícios de obstrução intestinal mais relatados são dificuldade para evacuar ou eliminar gases, bem como inchaço da barriga, náuseas, vômitos, ausência de gases e/ou fezes, bem como dores abdominais.
As razões que dão origem à obstrução intestinal são ausência de contrações do intestino, por conta de problemas neurológicos, inflamações ou infecções; torção de parte do aparelho digestivo; tumores ou acúmulo de fezes.
O diagnóstico se dá por meio da avaliação médica dos sintomas e palpação da barriga com as mãos. Pode-se, ainda, utilizar o estetoscópio para identificar se o intestino está funcionando corretamente ou não. Radiografia ou tomografia computadorizada ajudam a confirmar a suspeita do especialista, indicando o local que está obstruído.
Essa condição, gravíssima, deve ser identificada o quanto antes, pois requer hospitalização urgente. Em geral, o tratamento é feito com medicamentos, de forma endoscópica ou cirúrgica, dependendo da gravidade do caso.
Por se tratar de um quadro muito grave, a oclusão intestinal, se não for tratada, pode levar a transtornos graves de metabolismo, perfuração do intestino e infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte de um segmento intestinal.
Foto: © Tefi - Shutterstock.com