Obstrução intestinal: sintomas, causas e tratamento

Faça uma pergunta
A obstrução intestinal ocorre quando as fezes não conseguem passar pelo intestino por conta de interferências em seu trajeto. Essa condição, avaliada como gravíssima, pode ter inúmeras causas e é fundamental que seja tratada o quanto antes para evitar complicações.


Definição de obstrução intestinal

Falamos de oclusão intestinal quando as fezes encontram resistência para trafegar pelo intestino, podendo ter como causas bridas (cicatrizes) intestinais, tumores ou uma inflamação, por exemplo.

Sintomas

Os indícios de obstrução intestinal mais relatados são dificuldade para evacuar ou eliminar gases, bem como inchaço da barriga, náuseas, vômitos, ausência de gases e/ou fezes, bem como dores abdominais.

Quais são as causas?l

As razões que dão origem à obstrução intestinal são ausência de contrações do intestino, por conta de problemas neurológicos, inflamações ou infecções; torção de parte do aparelho digestivo; tumores ou acúmulo de fezes.

Como diagnosticar a obstrução intestinal

O diagnóstico se dá por meio da avaliação médica dos sintomas e palpação da barriga com as mãos. Pode-se, ainda, utilizar o estetoscópio para identificar se o intestino está funcionando corretamente ou não. Radiografia ou tomografia computadorizada ajudam a confirmar a suspeita do especialista, indicando o local que está obstruído.

Tratamento para a obstrução intestinal

Essa condição, gravíssima, deve ser identificada o quanto antes, pois requer hospitalização urgente. Em geral, o tratamento é feito com medicamentos, de forma endoscópica ou cirúrgica, dependendo da gravidade do caso.

Complicações da obstrução intestinal

Por se tratar de um quadro muito grave, a oclusão intestinal, se não for tratada, pode levar a transtornos graves de metabolismo, perfuração do intestino e infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte de um segmento intestinal.


Foto: © Tefi - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também