Edema das cordas vocais: causas, sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
O edema das cordas vocais ocorre quando há um acúmulo de líquido nesta região, promovendo o aumento do volume das cordas vocais. Este problema costuma afetar bastante cantores, atores, professores e outros profissionais que trabalham com a voz.


Definição do edema das cordas vocais

O edema das cordas vocais é uma patologia que se apresenta como um aumento de volume que afeta mais comumente as duas cordas vocais.

Causas do edema das cordas vocais

As causas principais deste problema são o consumo excessivo de tabaco e álcool, abuso vocal e refluxo ácido do estômago. O edema das cordas vocais também pode ser ocasionado por quadros de laringite.

Sintomas do edema das cordas vocais

O sintoma mais claro do edema das cordas vocais é uma modificação da voz, denominada de disfonia, que torna a voz mais rouca. Em casos mais graves, o paciente também apresenta tosse e sensação de queimação ao respirar.

Diagnóstico do edema das cordas vocais

É importante que o paciente procure um médico tão logo surjam os primeiros sintomas para descartar todo risco de patologia mais grave como um câncer de laringe, por exemplo. Para o diagnóstico diferencial do edema, o profissional deve questionar o paciente sobre os sintomas e realizar exame clínico para identificar a inflamação da região.

Tratamento do edema das cordas vocais

O tratamento do edema das cordas vocais vai depender fundamentalmente da causa do problema. Em quadros de abuso vocal, o mais recomendado é repouso, pouco uso da voz e talvez a combinação com alguns chás que provocam alívio sobre a garganta. Já nos edemas causados por refluxo e laringite, a terapia pode se basear no uso de medicamentos para tratar a condição original. Por fim, o paciente deve reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Foto: © pixinoo - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também