0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Pelo encravado: o que fazer?


Especialmente no verão, o crescimento dos pelos é mais acelerado devido ao calor e tal condição pode gerar situações como pelo encravado. Mais comum em quem se depila com cera ou barbeador, o pelo encravado pode se transformar em algo embaraçoso e desagradável a uma pessoa, causando um aspecto avermelhado na pele.


Definição de pelo encravado

Um pelo encravado ocorre quando ele sai do folículo, mas não rompe a derme, crescendo sob a pele. Essa condição gera inflamação na pele e até infecções, bem como complicações que pode até levar ao surgimento de pus e cicatrizes.

Causas do pelo encravado

Pelo encaracolado

Os pelos encaracolados que crescem em formato de saca-rolhas não conseguem penetrar e pele e, por isso, têm maior tendência a encravar.

Depilação com lâmina

O barbeador com lâmina dupla remove, primeiramente, a parte externa do pelo. Dessa forma, quando ele cresce novamente, não segue o percurso correto, entrando na pele.

Cera depilatória

Após uma depilação feita com cera pode acontecer de o pelo não crescer na direção correta.

Fricção da epiderme

Quando a pele é submetida a algum tipo de fricção, o pelo pode encravar em sua parte posterior, especialmente em peles mais secas.

Como tratar pelos encravados

O tratamento dos pelos encravados pode ser feito por um médico dermatologista, que fará sua extração. Em caso de inflamação, pode ser necessário ingerir antibióticos por via oral ou cutânea. Técnicas como depilação a laser também eliminam, de maneira definitiva, os pelos. Situações extremas de abcesso ou infecção grave podem exigir até cirurgias.

Como evitar os pelos encravados

Para reduzir a inflamação por pelo encravado pode-se utilizar um antisséptico. Depilar-se o mínimo possível e utilizar barbeadores com mais lâminas também são medidas úteis, além de massagear o local com luvas especializadas em remover pelos encravados. Utilizar cremes à base de vitamina A e emolientes também é uma medida que facilita o nascimento do pelo com maior facilidade.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

Veja também

0 Comentário