Os glóbulos brancos ou leucócitos são células produzidas na medula e que viabilizam a defesa imunitária do corpo humano da agressão externa de bactérias ou vírus.
Os leucócitos formam o sistema imunitário do corpo humano e estão presentes no sangue, nos linfonodos, no baço, nas amígdalas, nas glândulas adenoides e no sistema linfático.
O valor normal dos glóbulos brancos varia de 4 mil e 10 mil por milímetro cúbico de sangue. Em caso de valores alterados, pode-se diagnosticar uma leucocitose, elevação da taxa de leucócitos acima do normal, ou leucopenia, taxa reduzida de leucócitos no sangue.
Um número baixo de leucócitos (leucopenia) representa redução das capacidades de todo o sistema imunológico, que fica mais frágil e suscetível a infecções. Isso pode causar diversos males como infecções virais ou patologias que atacam a medula, como a leucemia.
Um aumento do número de glóbulos brancos (leucocitose) pode representar infecção em curso ou alguma doença ligada à medula. Essa infecção pode ser causada por bactérias ou vírus provenientes da urina ou dos dentes, por exemplo.
Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com