Leucócitos: glóbulos brancos altos e baixos

Os glóbulos brancos ou leucócitos são células produzidas na medula e que viabilizam a defesa imunitária do corpo humano da agressão externa de bactérias ou vírus.

Onde se situam os leucócitos

Os leucócitos formam o sistema imunitário do corpo humano e estão presentes no sangue, nos linfonodos, no baço, nas amígdalas, nas glândulas adenoides e no sistema linfático.

Valores normais de leucócitos no corpo

O valor normal dos glóbulos brancos varia de 4 mil e 10 mil por milímetro cúbico de sangue. Em caso de valores alterados, pode-se diagnosticar uma leucocitose, elevação da taxa de leucócitos acima do normal, ou leucopenia, taxa reduzida de leucócitos no sangue.

O que são glóbulos brancos baixos

Um número baixo de leucócitos (leucopenia) representa redução das capacidades de todo o sistema imunológico, que fica mais frágil e suscetível a infecções. Isso pode causar diversos males como infecções virais ou patologias que atacam a medula, como a leucemia.

O que são glóbulos brancos altos

Um aumento do número de glóbulos brancos (leucocitose) pode representar infecção em curso ou alguma doença ligada à medula. Essa infecção pode ser causada por bactérias ou vírus provenientes da urina ou dos dentes, por exemplo.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Leucócitos: glóbulos brancos altos e baixos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade