Insuficiência renal: sintomas e tratamento

A insuficiência renal se dá quando os rins perdem a capacidade de filtrar corretamente o sangue, sua função principal. O desequilíbrio de sais minerais e água no organismo pode provocar complicações bastante graves. A insuficiência renal pode ser dividida entre quadros agudos e crônicos.

Sintomas da insuficiência renal aguda

A insuficiência renal aguda corresponde a uma perda súbita - em algunas horas ou, no máximo, poucos dias - da capacidade renal. Ela é frequente em pessoas que já estão hospitalizadas com outras condições. Os sintomas principais da insuficiência renal aguda são redução da quantidade de urina produzida, retenção de líquidos, inchaço nas pernas, sonolência, falta de ar, perda de apetite, fadiga, vômitos e dor no peito. Em casos mais graves, podem ocorrer convulsões ou estado de coma.

Sintomas da insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica - também chamada de doença renal crônica - se desenvolve durante muito tempo e seus sintomas são menos claros. Em geral, quando os sintomas surgem o paciente já está com a capacidade renal fortemente afetada. Os sintomas principais são mal-estar generalizado, fadiga, ressecamento da pele, perda de apetite e de peso. Pode haver também dor nos ossos, sonolência e confusão, dormência nas extremidades e mau hálito.

Tratamento da insuficiência renal aguda

A insuficiência renal aguda pode ser revertida em algumas semanas, mas as ações devem ser iniciadas rapidamente. O tratamento da insuficiência renal aguda é feito com combate ao problema causador da doença, que deve ser identificado de maneira adequada pelo especialista. Além disso, são necessários ajustes na alimentação - dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas e sal -, uso de medicamentos e realização de diálise.

Tratamento da insuficiência renal crônica

Por sua vez, a insuficiência renal crônica é de tratamento mais complicado pois, como já foi dito, ela se manifesta quando os rins já perderam boa parte de sua capacidade. Além das adaptações na dieta e uso de medicamentos, a doença exige realização de hemodiálise e até mesmo a realização de um transplante renal nos casos ainda mais graves.

Insuficiência renal tem cura

A forma aguda da insuficiência renal tem cura enquanto a forma crônica vai exigir tratamento para o resto da vida do paciente. No entanto, para que a insuficiência renal aguda possa ser revertida, o diagnóstico deve ser feito de maneira precoce e o tratamento precisa ser iniciado de maneira imediata.

Foto: © iMarin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Insuficiência renal: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade