Pitiríase rósea: sintomas e tratamento

A pitiríase rósea é uma doença cutânea, que gera manchas rosadas ou brancas pelo corpo. Essas lesões são progressivas, porém atualmente já existe cura para esse mal.

Causas da pitiríase rósea

Embora ainda não se saiba exatamente o que causa a pitiríase rósea, acredita-se que a pitiríase rósea é originada por uma infecção viral, especialmente por alguns tipos do vírus da herpes, apesar de não ser contagiosa.

Causas emocionais da pitiríase rósea

Acredita-se que alterações emocionais sejam responsáveis pela queda de imunidade de uma pessoa, que fica mais suscetível à pitiríase rósea. Mais comum no outono e na primavera, essa doença também se manifesta em pessoas da mesma família e é mais comum em pessoas do sexo feminino, de pele morena, crianças e adolescentes.

Sintomas da pitiríase rósea

A pitiríase rósea se manifesta por meio de uma placa única, que depois dá origem a placas menores, localizadas no tronco, nos braços e nas coxas. As manchas podem ser rosadas, ter formato oval, conter escamas e coçar.

Duração da pitiríase rósea

Geralmente, as manchas duram de quatro a oito semanas e os sintomas que as acompanham podem desaparecer em três dias, como também podem durar até 12 semanas.

Diagnóstico da pitiríase rósea

Ao encontrar lesões na pele, recomenda-se a visita a um especialista, que fará o diagnóstico da pitiríase rósea. Um dermatologista ou clínico geral pode fazer o diagnóstico da doença com base na avaliação dos sintomas e ouvindo os relatos da evolução da doença feitos pelo paciente.

Tratamento caseiro da pitiríase rósea

Geralmente, a erupção de feridas desaparece sozinha, porém, em alguns casos, são necessárias algumas medidas para aliviar a coceira e a desidratação da pele. Na maioria dos casos, a cura acontece entre quatro e oito semanas e não deixa cicatrizes.

Como aliviar a pitiríase rósea

Há algumas medidas que podem ajudar o paciente a reduzir as coceiras e o mal estar provocado pela pitiríase rósea. Uma delas é tomar banho com água morna, utilizar produtos derivados da aveia na pele e espalhar loção de calamina sobre as lesões.

Foto: © GooGag - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pitiríase rósea: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade