A dor de dente pode trazer grandes incômodos e ser até mesmo incapacitante de acordo com a sua intensidade. Ao constatá-la é preciso procurar um dentista para que ele faça o diagnóstico do problema e realize o tratamento adequado.
São muitas as causas da dor de dente. Além da cárie, podem ocorrer reação dolorosa na arcada dentária por gengivite, aftas, bruxismo e abscesso. Tratamentos dentários anteriores, o crescimento dos primeiros dentes em bebês e doenças como a sinusite também podem provocar dor de dente.
O que fazer para aliviar e tratar uma dor de dente vai depender da intensidade da dor e de sua causa. Confira alguns tratamentos que podem ser indicados para o alívio das dores.
Tomar um anti-inflamatório é uma opção para a dor de dente nos casos de traumas na boca ou por conta de gengivite. Os anti-inflamatórios mais receitados para o combate às dores de dente são os que têm como princípio ativo a substância ibuprofeno.
Principalmente nos casos de dor de dente provocada por cáries ou abscessos, o tratamento de canal é o único capaz de resolver o problema. Porém, o temor que existia há algum tempo quanto a esse tratamento dentário já vem diminuindo devido aos avanços da odontologia, que garantiu uma melhor eficiência e redução das consultas necessárias para execução do tratamento.
Alguns produtos encontrados em casa podem ajudar no alívio da dor de dente. O mais conhecido deles é o cravo da Índia. A especiaria possui efeito analgésico e recomenda-se mascar um pedaço de cravo, aplicar óleo de cravo diretamente no dente dolorido ou ingerir chá de cravo.
Também é possível combater a dor de dente com alho. Esfregue um dente de alho por toda a gengiva e a ação antibacteriana do alimento conseguirá melhorar a sensação dolorosa nos dentes. Por fim, esses tratamentos alternativos devem ser combinados com a ingestão de muita água, pois o líquido lava a região atingida, melhorando a dor.
Foto: © 9nong - 123RF.com