Alongamento de cílios

Cílios volumosos e longos são o sonho de consumo de muitas mulheres. Como nem todas os têm de maneira natural, uma nova técnica para o alongamento (ou extensão) dos cílios tem conquistado cada vez mais adeptas. Os resultados, garantem esteticistas e usuárias, é satisfatório e melhora a autoestima da mulher.

Como é o procedimento

A técnica de alongamento dos cílios, cada vez mais comum em clínicas de estética e salões de beleza, consiste na colagem de fios artificiais, um a um, sobre os cílios naturais. A quantidade vai variar com o gosto da cliente e seu objetivo com o alongamento. Na maioria dos casos, entretanto, os fios artificiais são postos apenas da metade da pálpebra para o canto externo do olho.

Tipos de cílios postiços

Existem três tipos de fios postiços: sintéticos, de seda e de vison. Este último, feito com a pele do animal, traz os melhores resultados, mas são caros e grupos de proteção defendem que não sejam usados. As outras duas modalidades são as mais utilizadas. O tamanho da extensão dos cílios proporcionada pela técnica varia de 6 a 17 milímetros.

Duração e preço

Uma sessão de alongamento de cílios pode demorar até duas horas, de acordo com a quantidade de fios colados. Em geral, o preço do procedimento custa em torno de R$ 100. Colados aos cílios naturais, os fios postiços se perdem com a queda natural dos cílios, o que costuma ocorrer em cerca de dois meses. Os reparos da técnica, portanto, devem ser feitos a cada 30 ou 60 dias.

Efeitos colaterais

A cola semipermanente usada para a execução da técnica não irrita nem danifica os cílios naturais. Desta forma, alergias e outros efeitos colaterais costumam ocorrer apenas quando a cola utilizada não é de boa qualidade e contém substâncias alergênicas.

Cuidados a tomar

O principal cuidado a ser tomado é com o uso de rímel à prova d'água. Enquanto os fios postiços estiverem colados, use a maquiagem com moderação, sem passar muitas camadas e dando preferência para os tipos que saem mais facilmente. Além disso, evite coçar os olhos ou mexer muito nos cílios, pois isso pode estimular sua queda e consequentemente também dos fios artificiais.

Escolha um bom profissional

Como em qualquer tratamento estético, a escolha de um profissional capacitado é essencial. Não confie em clínicas que cobrem muito barato ou que prometam resultados muito acima do normal. Principalmente para este procedimento, uma mão habilidosa da esteticista é fundamental para o sucesso da técnica.

Foto: © subbotina - 123RF.com.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Alongamento de cílios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade