Distúrbios do sono: o que fazer

Muitas pessoas sofrem de distúrbios do sono. Veja abaixo algumas dicas de como ter uma boa e restauradora noite de sono.

Quantidade de sono necessária

Todo mundo precisa de quantidades diferentes de sono. Enquanto, para algumas pessoas, seis a sete horas já são suficiente, outras precisam de pelo menos oito horas para se sentir bem. A duração normal do sono dos adultos varia entre seis a oito horas. Quanto mais velhos ficamos, menos sono precisamos. Dormir menos tempo do que o necessário pode fazer mais mal do que bem. A circulação não funciona bem e, como consequência, você pode se sentir exausto.

Hábitos que ajudam a regular o sono

Pergunte a si mesmo o que está impedindo você de dormir. Seu quarto deve ser um lugar calmo e acolhedor. Portanto, verifique a higiene do sono: onde está a TV? Onde está a mesa? Quanta tranquilidade reina no quarto? Há muito ruído da rua? O quarto pode ficar suficientemente escuro quando necessário?

Faça um diário do sono. Isso ajuda a obter uma visão geral sobre o que está impedindo você de dormir. Você pode notar que dorme mal depois de dias particularmente estressantes ou descobrir outros fatores que afetam o seu sono.

Desconecte-se à noite. Poucas pessoas podem adormecer imediatamente após um dia exaustivo. Faça rituais que ajudem a entrar em sintonia com o sono. Tomar um banho de banheira, fazer uma caminhada ou leitura estão entre os métodos apropriados.

Observe a temperatura no quarto. Uma temperatura confortável para o sono é cerca de 18 graus. Se você comer muito no jantar, a indigestão pode interromper o sono. Vá para a cama sempre na mesma hora. O corpo se ajusta a este ritmo.

Substâncias que prejudicam o sono

Abstenha-se de tomar café, chá verde ou preto no período da tarde, assim como outras bebidas estimulantes. A nicotina também é estimulante e deve ser evitada. Embora o álcool possa causar sonolência, ele perturba a qualidade do sono. A pessoa acorda durante a noite e tem dificuldade para dormir novamente.

Esporte e atividades físicas

O esporte é bom para aliviar o stress e para gastar as energias para necessitar descansar à noite. Técnicas de relaxamento, como ioga, e o treinamento autógeno ou meditação ajudam a acalmar e facilitam a chegada do sono.

Se o sono não vier

Não tente desesperadamente adormecer. Se você não consegue cair no sono, deve ligar as luzes, ler um pouco ou mesmo se levantar. Ouvir música, fazer trabalho doméstico - estas coisas podem fazer muitas pessoas adormecerem.

Hora de ir ao médico

Os problemas do sono afetam, em algum momento da vida, praticamente todos os seres humanos. No entanto, se você sofre de insônia por muito tempo e se sente limitado por isso, deve consultar o médico. Se necessário, ele irá encaminhá-lo a um especialista.

Foto: © ljupco - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Distúrbios do sono: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade