Antes de iniciar a prática de um esporte é aconselhável a realização de exames médicos que apontem o estado de saúde do atleta, possíveis riscos da prática esportiva para o paciente, além da formulação de um plano de treinamento adequado.
Um especialista em medicina esportiva realizará uma prova de força e resistência muscular, flexibilidade e análise da composição corporal para determinar o índice de gordura corporal.
O teste de esforço cardiopulmonar é feito para determinar o estado de saúde do atleta e seu limite de frequência cardíaca para o treinamento. Os testes de esforço são realizados de forma personalizada em uma esteira ou bicicleta ergométrica dependendo do estado de saúde prévio do paciente e suas atividades físicas de preferência.
O eletrocardiograma serve para descartar arritmias e outras alterações cardiovasculares. Caso alguma anomalia seja identificada, o paciente deve procurar um cardiologista.
A execução de um programa de exercícios personalizado é feita para indiciar o nível e tipo de trabalho aeróbio recomendado para o atleta a fim de garantir uma prática esportiva segura e um melhor rendimento do esportista.
Foto: © kurhan - Shutterstock.com