Problemas de equilíbrio: causas e tratamentos

Os distúrbios de equilíbrio se devem a uma disfunção de um dos organismos envolvidos na manutenção do equilíbrio. Veja abaixo uma visão geral das causas e tratamento de distúrbios do equilíbrio.

Causas dos distúrbios de equilíbrio

Órgãos e partes do corpo envolvidas no equilíbrio

O corpo mantém o seu equilíbrio através dos músculos e articulações que dão a informação ao cérebro sobre a posição do corpo no espaço e aplicam os comandos do cérebro para o ouvido interno, o olho e o cerebelo.

Disfunções mais frequentes

Distúrbios do equilíbrio aparecem em caso de falha de um dos órgãos que ajudam o corpo a manter o seu equilíbrio. Trata-se, na maioria das vezes, de um desajuste no ouvido interno: infecção (labirintite ou neurite vestibular), doença de Ménière ou vertigem posicional paroxística benigna.

Os distúrbios de equilíbrio e tonturas também podem ser causados por perturbações da visão, enxaqueca, uso de álcool e de drogas, cinetose (também conhecida como enjoo ou mal do movimento) ou certas drogas cujos efeitos secundários têm uma influência sobre o sistema nervoso. Certas condições mais raras, como uma lesão nos nervos do pescoço, um tumor do cerebelo, traumatismo craniano ou a esclerose múltipla também pode causar distúrbios de equilíbrio.

Tratamento dos distúrbios do equilíbrio

O tratamento prescrito para aliviar uma condição de equilíbrio depende da causa, com o qual está associado. São possíveis vários tipos de tratamentos, dependendo do caso, desde o tratamento com medicamentos (possivelmente por antibióticos), fazer exercícios, até realizar a cirurgia para as condições mais graves. No entanto, certas condições como a labirintite desaparecem por conta própria, sem tratamento. Medicamentos antivertiginosos podem ser prescritos para aliviar a tontura, enquanto se espera identificar a causa.

O distúrbio do equilíbrio pode estar sujeito a ações preventivas quando é devido ao mal de movimento, adotando a boa postura e fixando um ponto no horizonte. A redução do consumo de álcool ou drogas é recomendada para evitar distúrbios do equilíbrio. Uma desintoxicação pode ser sugerida em caso de dependência.

Foto: © Fotolia

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Problemas de equilíbrio: causas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade