Chá de bebê: brincadeiras para se fazer

Um chá de bebê é uma festa que as mulheres grávidas organizam para a chegada do bebê. Embora, nos moldes em que é feita geralmente, seja originada nos Estados Unidos, esta celebração é realizada também em muitos outros países atualmente. No chá de bebê, os convidados dão presentes para a mãe, compartilham histórias e comem algumas guloseimas, preparadas com antecedência pelos anfitriões.

Brincadeiras para se fazer em um chá de bebê

Adivinha o tamanho da minha barriga: o jogo é adivinhar o diâmetro da barriga da mãe. Para fazer isso, cada convidado segura um rolo de papel higiênico e deve cortar a medida exata de papel que acredita ser equivalente à medida da barriga. Depois, a anfitriã verifica quem acertou ou chegou mais próximo da medida correta.

Amarre o cadarço: não é fácil amarrar os cadarços do sapato quando se está grávida. Este jogo, que faz com que os convidados se coloquem na pele da mãe, não pode faltar na festa. Para começar, os participantes inflam um balão e colocam-no na barriga, simulando uma gravidez e, em seguida, tentam amarrar os sapatos sem estourar o balão. Ganha o jogo quem conseguir realizar o feito primeiro.

Jogos mais divertidos de um chá de bebê

Quem troca a fralda do bebê?: para este jogo você vai precisar de uma fralda suja manchada com tinta marrom, geléia ou manteiga de amendoim. Os convidados formam um círculo e passam a fralda uns aos outros, enquanto a anfitriã coloca uma música. Quem estiver com a fralda suja nas mãos quando a música parar, perde o jogo e sai do círculo.

Este bebê está com fome: o futuro papai se senta e coloca um babador, enquanto a mãe o alimenta com mingau de olhos vendados.

Jogos simples para o chá de bebê

Adivinha o peso do meu bebê: tanto a mãe quanto os convidados devem escrever um palpite sobre o peso que acreditam que o bebê terá no nascimento. Quando terminar a festa, a anfitriã revela em voz alta o peso que ela escreveu e a pessoa que escreveu um número mais próximo do dela vai ganhar o jogo.

É proibido dizer 'bebê'!: este jogo tradicional não pode faltar em seu chá de bebê. É muito simples. Compre alguns alfinetes e decore-os ao seu gosto e coloque-os em uma pequena garrafa. Quando os convidados chegam na festa, dê para eles a garrafa com os alfinetes, e diga que é proibido dizer a palavra "bebê" durante o chá de bebê de modo que cada vez que você ouvir alguém dizer essa palavra, você irá remover um alfinete. Ganha o jogo a pessoa com o maior número de alfinetes na garrafa no final da festa.

Foto: © Fotolia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Chá de bebê: brincadeiras para se fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade