Os benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, especialmente por apresentar uma potente propriedade diurética. Aprenda a preparar o chá de hibisco nesta dica.

O que é o hibisco

As flores de hibisco, além de serem lindas, trazem muito benefícios à saúde. Entre outras vantagens, elas ajudam a abaixar a pressão, perder peso e diminuir a cintura. Uma xícara do chá de hibisco antes das refeições reduz a absorção de carboidratos pelo organismo e elimina toxinas que dificultam o emagrecimento, facilitam a digestão, regularizam o intestino e combatem a retenção de líquido.

Ação diurética do hibisco

A comprovada ação diurética desse ingrediente é garantida pelas substâncias antioxidantes, como flavonoides e ácidos orgânicos. Sua principal função é impedir a retenção de líquidos, aliada à capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente no abdômen e quadris. Com isso, tomar chá de hibisco faz aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e a pressão arterial.

O sabor do chá de hibisco

O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave e leve de framboesa com a presença do azedo da fruta. É um grande aliado na perda de peso. Porém, é sempre importante não fazer consumo exagerado do chá de hibisco e sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de utilizar a bebida na dieta.

Como preparar o chá de hibisco

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

Foto: © Ivaschenko Roman - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios do chá de hibisco', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade