Gorduras saturadas e insaturadas


Escolher bem as gorduras que vamos ingerir é um ponto fundamental na luta contra o excesso de colesterol. Uma alimentação rica em gorduras saturadas provoca a elevação da taxa do LDL, o colesterol ruim.

Diminua as gorduras saturadas

As gorduras saturadas provocam a elevação dos níveis de LDL no sangue. Alimentos ricos nesse tipo de gordura, portanto, devem ser evitados. São eles: a manteiga, o queijo, as carnes gordurosas, como cordeiro, os embutidos e o açúcar. Além disso, produtos industrializados, principalmente as refeições congeladas, contêm altas taxas dessa classe de gorduras para alargar seu prazo de validade.

Prefira as gorduras insaturadas

Consumir gordura é uma necessidade do organismo. Porém, é importante dar preferência para os alimentos ricos em gorduras insaturadas, que diminuem o LDL e aumentam o HDL, o colesterol bom. Por isso, faça uso do azeite de oliva, frutos do mar e das oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas.

Evite a manteiga

Entre todos os produtos com gorduras saturadas um dos mais perigosos é a manteiga. Portanto, evite consumi-la e utilize azeite no preparo das comidas e como tempero.

Foto: © Robyn Mackenzie - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Gorduras saturadas e insaturadas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade