O índice de massa corporal (IMC) é uma medida utilizada em todo o mundo para determinar se uma pessoa está no seu peso ideal. Desenvolvido no fim do século XIX, o IMC relaciona a massa com a altura do indivíduo.
O cálculo do IMC é simples e pode ser feita em qualquer calculadora. A fórmula para a conta é o peso da pessoa dividido pela altura ao quadrado. Assim, para uma pessoa com 80 kg e 1,85 m, a conta fica 80 kg / 1,85 m x 1,85 m. Logo, o IMC deste indivíduo é 23,37 kg/m².
Ao todo, há oito níveis de classificação para o IMC.
Abaixo de 16: magreza grave;
Entre 16 e 17: magreza moderada;
Entre 17 e 18,5: magreza leve;
Entre 18,5 e 25: saudável;
Entre 25 e 30: sobrepeso;
Entre 30 e 35: obesidade leve;
Entre 35 e 40: obesidade severa;
Acima de 40: obesidade mórbida.
O cálculo do índice de massa corporal pode ser feito com crianças a partir de 2 anos. A matemática é a mesma da conta feita para descobrir o IMC de adultos, ou seja, peso dividido pela altura ou quadrado. Em bebês abaixo de 2 anos, o IMC não tem aplicação.
Existem alguns problemas no cálculo do IMC. Em primeiro lugar, ele não pode ser aplicado em crianças e adolescentes. Quem tem muita massa muscular também não se enquadra no cálculo, pois seu peso pode ser alto apesar do indivíduo estar saudável.
Para tentar aplacar as dificuldades para se determinar obesidade entre pessoas musculosas, existe o índice de massa gorda (IMG), que leva em conta, além do IMC, o sexo e a idade do indivíduo. O valor atribuído ao sexo é 0 para mulheres e 1 para homens.
A fórmula do IMG é (1,2 x IMC) + (0,23 x idade) - (10,8 x sexo) - 5,4.
Foto: © kurhan - Shutterstock.com